Neurologia da Unesp está sob nova coordenação

Foram realizadas a cerimônia de posse dos novos chefes do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e também a inauguração, no mesmo local, do auditório Armando Alves, em homenagem ao professor que foi um dos fundadores e primeiro chefe do departamento.

Assumiram como chefe e vice-chefe, respectivamente, para mandato de dois anos, os professores Luiz Eduardo Gomes Garcia Betting e Arthur Oscar Schelp. Betting já era vice na gestão anterior, que tinha ? frente a professora Maria Cristina Pereira Lima.
Estiveram presentes, além de funcionários e docentes do departamento, a viúva do professor Armando, senhora Ilza Alves e seu filho, Alexandre Alves. O professor Marco Antônio Zanini ficou com a incumbência de ler um texto em homenagem ? Alves, escrita pelo neurocirurgião e também docente da especialidade, professor Roberto Gabarra.

A solenidade contou com a presença da diretora da FMB/Unesp, professora Silvana Artioli Schellini e de familiares do professor Armando Alves. A gestora ressaltou, durante seu discurso, o importante papel desempenhado pelo departamento na gestão dos professores Maria Cristina Pereira Lima e Luiz Eduardo Gomes Garcia Betting. “A Reitoria chamou, no fim do ano, os chefes de departamento para treinamento sobre gestão, e este departamento esteve presente”, destacou. Na ocasião desse encontro o Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria foi representado pelo professor Luiz Eduardo Gomes Garcia Betting.

Ela também citou o comprometimento dos gestores durante os últimos quatro anos. “Recentemente foi inaugurada a clínica de recuperação de dependentes químicos, e o serviço está ligado a este departamento, o que vai gerar visibilidade para a FMB. O departamento tem vários projetos nesse sentido”, ressaltou.

Maria Cristina Pereira Lima, agora ex-chefe do departamento, agradeceu a Diretoria, os colegas de trabalho, funcionários e destacou o momento que a FMB passa atualmente. “Estamos num bom momento, todas as disciplinas estão crescendo e nos últimos anos foram feitas novas contratações. Em todos os contextos senti que as pessoas querem que a FMB vá para frente”, assinalou.

O novo chefe do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, Luiz Eduardo Gomes Garcia Betting, falou sobre a importância do curso oferecido no fim desse ano pela Reitoria a todos os chefes de departamento. Ele lembrou, durante seu discurso, que os problemas enfrentados na FMB são os mesmos dos demais colegas de diferentes áreas e unidades. “Estou com três anos de FMB. No começo fiquei bastante inseguro e, aos poucos, participando das congregações, fui me envolvendo e tendo conhecimento das situações que envolvem a instituição. Há muito o que ser feito e sei que poderei ajudar para o crescimento do departamento”, afirmou.

O Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria foi criado em 1972 e contou inicialmente com corpo docente constituído pelos professores Armando Alves (o primeiro chefe), Antonio Spina França Netto, Terezinha B. C. Montelli, Ana Teresa de A. R. Cerqueira, Jeová Barros da Silva e Wilson Nakamoto.

Da Assessoria