Municipal recebe workshop de prevenção contra drogas

Nesta quarta-feira (19), o Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” receberá um workshop interativo sobre prevenção contra as drogas com o mágico Mauro Dias. A atividade será voltada para alunos das escolas estaduais, pais e demais convidados. Ela terá início ? s 19 horas, com entrada franca.

O evento vem para complementar o projeto “Drogas, a Melhor Saída é Não Entrar”, realizado em parceria com as prefeituras, Governo do Estado de São Paulo, Famesp e as Polícias Civil e Militar. Em Botucatu, ele começou a ser desenvolvido nas escolas das redes municipal e estadual no início deste ano.

Primeiramente foram promovidas atividades voltadas para a formação de educadores e funcionários das instituições de ensino. Já a segunda fase do projeto compreendeu palestras realizadas com aproximadamente 12 mil alunos das escolas públicas. Nelas, o tema “drogas” foi abordado de maneira lúdica, com shows de mágica e humor, de modo a promover a conscientização do público sobre as causas e consequências do uso das mesmas.

Segundo o mágico responsável pelo projeto, Mauro Henrique Dias, o principal objetivo consiste em evitar que jovens comecem a usar drogas devido ? falta de conhecimento, explicando por que elas não são a solução para seus problemas. Além disso, o programa visa transmitir informações sobre como agir em casos de pressão de grupo e orientações sobre maneiras de resistir ao uso de entorpecentes.

“Em nossas apresentações nas escolas também abordamos os problemas que, normalmente, levam os jovens ao uso de drogas, sendo eles sexualidade, bullying, violência doméstica, classe social entre outros. Quando se aborda o problema suficientemente cedo, soluções saudáveis podem ser encontradas e a resistência ao consumo do álcool e outras drogas aumentam”, explica.

Concurso de frases – Na oportunidade serão premiados os três alunos vencedores do concurso de frases de combate ? s drogas, promovido entre as escolas da rede estadual de ensino de Botucatu. Os donos das três melhores frases serão contemplados com bolsas de estudos, materiais escolares e tablets.

Além da premiação, haverá uma homenagem para as dez melhores frases de cada escola, que totalizam um número de 120. O workshop contará, também, com testemunhos de ex-dependentes químicos.