Mulheres participam do curso de tiro da Tactical Maniacs

Fotos: Luiz Fernando

O final de semana foi especial no stand de tiro da Tactical Maniacs, que fica na Estância Sofia. Diversas mulheres estiveram participando do curso de tiro. As aulas foram ministradas por instrutores devidamente credenciados na Policia Federal e Exército usando pistola semi-automática e cada aluna, após aprender a manusear a arma, pôde disparar por 50 vezes. Todo material usado, como armas, munições, alvos e dispositivos de segurança e proteção foi cedido pela organização.

A performance de algumas “atiradoras” surpreendeu os instrutores e acaba com o estigma de que a prática de tiro é um esporte, exclusivamente, praticada pelo sexo masculino. “O nosso Clube de Tiro não é restrito somente a homens e as mulheres provaram isso com esse curso de tiro esportivo e defensivo”, comentou o empresário Marcelo Danfenback, da Tactical Maniacs. “Outros cursos serão programados para este ano”, previu.

O interessante é que para participar do curso não é necessário que a mulher tenha uma arma ou já tenha atirado. “No curso ela recebeu aulas teóricas e práticas e todo o material necessário. Mesmo aquelas que nunca seguraram uma arma puderam participar do curso e atirar. O resultado foi bastante satisfatório”, observou Danfenback.

Paulo Renato da Silva que também é diretor da Tactical revela que fez parte do curso ensinamentos básicos sobre a legislação vigente, como: manuseio técnico e prático da arma; guarda segura e local apropriado; manutenção e limpeza; portabilidade, porte e transporte e suas diferenças; e uso de emprego de arma de fogo como meio de força.

“O primeiro conceito que passamos em nossos cursos é “nunca reaja a uma arma a uma situação de risco eminente”, pois a pessoa pode não ter tempo e habilidade suficiente para obter um resultado a seu favor. Mas se houver condição segura, que o faça com responsabilidade e, principalmente, habilidade”, frisou. “Também o curso é voltado para quem quer adquirir uma arma de fogo ou tem por herança, doação e quer de uma maneira segura poder fazer uso seguro deste equipamento”, acrescentou.

Para fazer parte do Clube de Tiro (seja do sexo masculino ou feminino) e conhecer como o trabalho é desenvolvido, assim como as normas de segurança, pode se deslocar até a Tactical Maniacs, que fica na Praça Coronel Moura, 68 (Paratodos) e fazer a inscrição. Também o contato poderá ser feito pelo telefone (14) 3813-1749 ou e-mail: clubedetiros@hotmail.com