Mistérios e misticismos sempre marcam a sexta-feira 13

Sexta Feira 13  também é uma conhecida série de filmes de terror  que tem como personagem principal Jason Voorhees, um implacável serial killer

 

O que existe realmente por trás da “assombrosa” data sexta-feira 13? Seria as crenças existentes apenas na imaginação popular, ou haveria realmente algo místico e real nessas datas, fazendo acontecer em alguns casos tragédias, acidentes e fatos malignos? A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar, também porque o número 13 é considerado de má sorte.

Sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira. Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Numa delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado, sendo o 13º membro, e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.


Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.  Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em "13 de Outubro de 1307",  sextas-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.  Note-se também que, no tarô, a carta de número 13 representa a morte.

Diversos estudos atuais já sondaram a influência da data na vida das pessoas e o resultado é bastante curioso. Psicólogos apontaram que, se algo ruim acontece neste dia, a culpa automaticamente recai sobre o mau-agouro que paira sobre a data. Mas, se nada acontece, todos agem normalmente, mal se lembrando que estão em uma sexta 13.

Em 2008, o Centro Holandês de Estatísticas de Seguros, ao tentar provar que a data era igual a qualquer outro dia do mês ou da semana, acabou se surpreendendo. Ao contrário do que muitos pensam, a sexta-feira 13, segundo a pesquisa,  é uma data um pouco mais segura para dirigir. Devido ao medo de sofrer um acidente, a data faz com que as pessoas fiquem mais atentas e dirijam com mais cuidado. A tendência não se limita apenas ao trânsito. As estatísticas comprovam que incêndios e crimes também são reduzidos às sextas-feiras 13. 

Por fim,  “Sexta Feira 13” é uma conhecida série de filmes de terror que teve o seu início na década de 1980.  Esse filme tem como personagem principal Jason Voorhees, um implacável serial killer que usa uma máscara de jogador de hockey amaldiçoada. Atualmente, a série de filmes conta com 12  longas-metragens produzidas. Está previsto para o primeiro semestre de 2017 um novo filme da franquia que promete explicar os motivos que leva Jason a ressuscitar sempre que é morto.