Meu Bairro de Cara Nova terá início na região Norte

Secretário de Obras, André Peres enfatiza que uma equipe específica fará um levantamento prévio do que precisa ser feito em cada bairro e outra continuará a realizar os demais trabalhos de rotina da Cidade

 

A Prefeitura de Botucatu apresentou, na manhã desta segunda-feira (1), no Auditório Cyro Pires, em um encontro que reuniu imprensa e secretários municipais, o programa Meu Bairro de Cara Nova. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Obras que concentrará serviços de infraestrutura e zeladoria em determinados setores da Cidade. A primeira ação do Meu Bairro de Cara Nova será realizada no período de 15 a 20 deste mês nos seguintes bairros da região Norte: Jd. Monte Mor, Jd. Iolanda, Jd. Flamboyant, Jd.Itália, Chácara dos Pinheiros, Jd. Paraíso II, Altos do Paraíso e Colinas do Paraíso.

Entre os serviços que serão realizados estão: capina e roçagem; fiscalização de terrenos baldios; recuperação do asfalto (tapa-buraco/recape); manutenção de guias, calçadas, praças e iluminação pública; plantio de mudas; limpeza de bueiros; manutenção de playgrounds e academias ao ar livre; manutenção/substituição de pontos e abrigos de ônibus; sinalização de trânsito (pinturas de solo e instalação de placas), entre outros.

“O Meu Bairro de Cara Nova é um programa que vai ter continuidade. A estratégia é concentrar esses serviços em um setor por vez para ter a certeza que nada ficou para trás e a população consiga perceber que o poder público de fato deu a atenção que  seu bairro merecia. Para isso teremos uma equipe específica que fará um levantamento prévio do que precisa ser feito em cada bairro. Uma outra equipe continuará a realizar os demais trabalhos de rotina da Cidade. É um programa transversal permanente, que necessitará de diálogo e apoio das demais secretarias. Quem ganha com isso é a população”, explica o secretário de Obras, André Peres (foto).

 

Mutirão

Todo sábado, logo após os trabalhos realizados ao longo da semana dentro do programa Meu Bairro de Cara Nova, será feito no mutirão de limpeza com recolhimento de materiais inservíveis [exceto restos de construção e podas de árvore] com foco no combate a doenças como dengue, zika e chikungunya. Neste caso, o primeiro mutirão será realizado no dia 21 nos mesmos bairros já mencionados. Ao final de cada ação, o bairro ainda receberá um totem como forma de marcar a passagem do programa naquela localidade.

“Estes primeiros bairros são justamente onde temos recebido o maior número de notificações de focos do mosquito Aedes aegypti neste momento. A nossa participação neste programa se dará através dos agentes de saúde pública, que visitarão casa por casa. Eles irão orientar eliminar os focos de procriação do mosquito. Portanto a gente pede que a população receba bem estes profissionais. As casas que não apresentarem qualquer foco de água parada receberão uma espécie de ‘selo de qualidade’ como forma de valorizar aquele morador que faz a sua parte no combate à dengue, zika e chikungunya”, enfatiza o secretário de Saúde, Claudio Lucas Miranda.

Vale lembrar que na última semana de janeiro foi confirmado o primeiro caso de zika vírus em Botucatu. Trata-se de um caso importado: uma mulher de 56 anos, moradora do Jardim Paraíso, infectada na cidade de Cáceres (MT), após viagem feita no fim do ano passado.

 

Ecoponto

Durante a apresentação do programa Meu Bairro de Cara Nova, o secretário de Obras, André Peres, adiantou a informação que entre fevereiro e março, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, pretende implantar o primeiro “Ecoponto” de Botucatu.

“Ele funcionará como ponto de descarte para estes materiais inservíveis que a população acumula ao longo do tempo e que geralmente são descartados de forma incorreta, especialmente em áreas verdes do nosso Município. Estamos vendo um terreno próximo à estrada do Pátio 8, onde a pessoa terá a permissão de descartar até 1m³ de lixo por vez”, conta.