Malú Ornellas: uma fotógrafa a serviço da beleza

Entre todos os profissionais que militam ou militaram na imprensa de Botucatu, uma das mais conceituadas e respeitadas é Maria Lúcia Ornellas de Oliveira Pauletti ou, simplesmente, Malú Ornellas, com seus 44 anos, sendo que 25 deles dedicados ? fotografia. Iniciou no jornalismo no final da década de 1980, fazendo assessoria de imprensa para o então deputado estadual Milton Casquel Monti.

O trabalho fotográfico de Malú chamou a atenção do então diretor do Jornal A Cidade, Sandoval Nassa, que não perdeu tempo e fez a sua contratação. Com a venda do jornal para o empresário Arthur Sperandéo de Macedo, Malú Ornellas foi mantida na equipe, mas, gradativamente, seu trabalho foi sendo direcionando para outro segmento. Ela passou a fotografar modelos em início de carreira e seus atentos olhos descobriram muitas meninas que seguiram carreira como modelo. Tem até quem hoje mora em Nova Iorque.

Malu montou seu estúdio fotográfico na Rua Amando de Barros nº 1276-A, região central da cidade (fone (14) 3814-4773), onde trabalha com uma equipe que hoje é reconhecida nacionalmente nas mais conceituadas agências de modelos do País. Com Malú trabalham Murilo Murback (produtor e figurinista) Lilian Ornellas (assistente de produção) e Maria Pia Ornellas (maquiadora).

Além de fotografar e descobrir novos talentos para o restrito mundo de modelos, Malú também realiza outros trabalhos paralelos, fotografando eventos diversos. Dois de seus trabalhos realizados no Asilo Padre Euclides e Hospital Psiquiátrico Cantídio de Moura Campos, foram marcos na história da fotografia na cidade. Ele divide seu tempo entre seu estúdio fotográfico e na educação dos seus dois filhos Lucas (16) e Mateus (14).

Como acontece em todas as profissões, Malú teve alguns dissabores, principalmente relacionados a descoberta de novos valores para a moda, mas ela procura não se alongar sobre o assunto. “É verdade que tive alguns dissabores, mas superei e vou tocando a vida sem pensar nessas coisas”, comenta.

“O que vale pra mim é que sempre procurei trabalhar de maneira honesta e se meu trabalho ajudou algumas pessoas a subir na vida, fico satisfeita, mesmo não sendo reconhecida. Já sofri com isso, mas a gente procura superar o que aconteceu no passado para viver intensamente o presente e poder planejar o futuro. Essa é minha filosofia de vida. Para mim o mais importante é minha família e essa equipe que trabalha comigo, que é maravilhosa”, frisa Ornellas.

Uma das especialidades de Ornellas é a confecção de álbuns fotográficos (book´s) que são feitos em seu estúdio. “Fazer um book não é apenas tirar fotografias. Existe por trás disso um trabalho envolvendo toda a equipe que observa a melhor roupa, a melhor maquiagem, o melhor ângulo, enfim vários aspectos são observados para chegarmos a um resultado final que agrade tanto a pessoa que nos contrata como nossa equipe, pois a gente sempre procura dar e fazer o melhor”, ensina a fotógrafa.

Entre os projetos, está a realização de um Concurso de Beleza em Botucatu, em parceria com a Agência Elite, de São Paulo. “Estamos sim trabalhando nesse projeto e acredito que ele vai se tornar realidade. É nesse tipo de evento que muitas modelos aparecem e ganham projeção internacional. É um trabalho que me dá prazer de fazer, independente do resultado financeiro”, concluiu a fotógrafa.

Fotos: Arquivo pessoal