Luz no Câmpus volta com palestra “Afrodite e as Paixões”

O projeto “Luz no Câmpus – filosofia ao entardecer”, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e a Fundação de estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), retoma suas atividades em 2013, na próxima quarta-feira, dia 06, a partir das 18 horas, no auditório “Professor Paulo Rodolfo Leopoldo”, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, na Fazenda Experimental Lageado, com a palestra “Afrodite e as Paixões”, ministrada por Cristina Rodrigues Franciscato. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será encaminhada para entidades assistenciais de Botucatu.

A palestrante vai analisar a importância das paixões em nossas vidas, a partir das visões mitológicas dos antigos gregos. “O panteão olímpico revela um modo particular de ordenação do universo, onde cada divindade possui os seus domínios. Afrodite representa a força que gera a vida; é a deusa da paixão e da atração entre os seres. Ela seduz, enreda, subjuga”, explica. “Vamos investigar a natureza de Afrodite, através dos mitos que a envolvem, e refletir sobre o espaço que ela ocupa em nossas vidas”.

Cristina Rodrigues Franciscato é jornalista; mestre e doutora em Literatura Grega Antiga pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; tradutora da Tragédia “Héracles” de Eurípides do grego para o português (Editora Palas Athena, 2003). Coautora do livro “Estudos Sobre o Teatro Antigo” (Editora Alameda, 2010). Também é pesquisadora do grupo “Estudos sobre Teatro Antigo” (USP/ CNPQ) e da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.

O projeto “Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer” foi criado em 2006, com o objetivo de promover para a comunidade botucatuense e universitária, encontros periódicos sobre os temas mais abrangentes que envolvem o pensamento, a ética, a política, a ciência, e toda a matéria da reflexão filosófica.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf