Luz no Câmpus apresenta palestra “Saúde Integral”

O projeto “Luz no Câmpus – filosofia ao entardecer”, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e a Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), apresenta, no dia 28 de agosto, a partir das 18 horas, no auditório da Fazenda Lageado, a palestra “Saúde Integral”, ministrada pela professora Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula.

Segundo a palestrante houve um momento na história da humanidade em que as competências entre ciência e religião foram divididas. Passou a caber ? academia os diagnósticos e tratamentos convencionais e ? s religiões os cuidados com a alma e o espírito. Com o avançar da Medicina surgiram questionamentos que a ciência clássica não soube responder, como as doenças psicossomáticas e os efeitos placebo com curas inexplicáveis.

“A Medicina atual vê então a necessidade de entender o Ser de forma integral e de tratá-lo em todas as suas propriedades, físicas ou não”, explica. “O homem deixa de ser visto como partes, mas pede que sua filosofia de vida, suas experiências, suas questões espirituais sejam também avaliadas no processo de doença e cura, gerando o conceito de saúde integral”.

Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula é responsável pela disciplina de Neuropediatria, vinculada ao Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu. Especialista em Neurofisiologia, é doutora em Neurociências pela Unicamp. Também é responsável pelo Projeto de Extensão “Saúde e Espiritualidade”.

O projeto “Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer” foi criado em 2006, com o objetivo de promover para a comunidade botucatuense e universitária, encontros periódicos sobre os temas mais abrangentes que envolvem o pensamento, a ética, a política, a ciência, e toda a matéria da reflexão filosófica. Os organizadores solicitam a contribuição de 1 kg de alimento não-perecível que a Fepaf e a FCA vão encaminhar para entidades assistenciais de Botucatu.

Da Assessoria