Líderes religiosos se reúnem em culto ecumênico

Em razão da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos, vários religiosos de Botucatu, pertencentes a denominações diferentes se reuniram para a realização de um culto ecumênico em dias e locais diferentes. O primeiro foi na Igreja Presbiteriana Independente e o segundo na Catedral Metropolitana. O encontro teve o slogan “Dá-nos um pouco da tua água”,

O culto ecumênico é promovido pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos do Vaticano e pelo Conselho Mundial de Igrejas e busca a aproximação, uma forma de diálogo entre as denominações religiosas e a solenidade se baseia na tentativa de unificação dos credos em uma mesma celebração. 

“Acreditamos que todo o tipo de interação social, desde que não fira os princípios adotados por determinada denominação, é válida, pois estimula as relações humanas e insere o seguidor em seu contexto social e o torna participante do que acontece ao seu redor”, disse Kyoshi Inoe, que juntamente com sua esposa Satiko, estiveram na organização do evento.

Para Inoe, o essencial é aprofundar o diálogo para um trabalho de cooperação ecumênica, sobretudo nas áreas da violência, do desemprego, com moradores de rua, entre outras situações.  “As igrejas juntas podem ajudar na busca de soluções dos problemas e a missão não deve dividir ou causar obstáculos para a integração social”, colocou.