Lageado apresenta a última edição do “Luz no Campus”

No dia 02 de dezembro, às 18 horas, no auditório da Fazenda Lageado, acontece a última edição do projeto “Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer” em 2015, com a palestra “Mindfulness, Autocompaixão e Meio Ambiente”, ministrada pelo biólogo Luiz Carlos Serramo Lopez.

Em linhas gerais, mindfullness é uma técnica que usa a meditação sem viés religioso, com resultados significativos para seus praticantes em aspectos como diminuição de níveis de estresse, ansiedade e depressão.

A palestra explicará como os mecanismos de atenção, empatia e compaixão estão ligados a fisiologia do nosso corpo e mente e como eles podem transformar os indivíduos e sua relação com a sociedade e o meio-ambiente. Para isso, o palestrante vai analisar os resultados das pesquisas mais recentes sobre o funcionamento do cérebro e sobre a interação do ser humano com seu corpo, mente e ambiente.

Serramo Lopez é doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia da Universidade Federal da Paraíba. Faz parte do grupo de pesquisa do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde da Unifesp como pesquisador e desenvolve pesquisas na área de Meio Ambiente, Comportamento e Qualidade de Vida.

O Luz no Câmpus é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e da Fundação e Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a entidades assistenciais.

 

Jornada Mindfulness

 

A palestra “Mindfulness, Autocompaixão e Meio Ambiente” dá início à I Jornada de Mindfullness, que acontece em Botucatu, de 02 a 04 de dezembro. A Jornada constitui-se por uma série de eventos realizados com o objetivo de disseminar mindfulness, trazer informações atuais sobre suas aplicações e promover experiências e trocas entre os participantes. O evento é voltado para a comunidade acadêmica, instrutores de mindfulness, pesquisadores e praticantes de mindfulness e interessados em geral.

Além da palestra no Luz no Câmpus, a programação terá na quinta-feira, 03 de dezembro, o workshop “O corpo, a mente e o ambiente: em busca do bem-estar sustentável”, com o professor Luiz Serramo Lopez. O evento acontece no auditório da Fepaf, na Fazenda Lageado, das 8 às 17 horas.

A partir das 19 horas, acontece a mesa-redonda “Diferentes Olhares sobre Mindfulness: Dharma, Saúde, Ecologia”, no anfiteatro 1 do Instituto de Biociências, câmpus de Rubião Jr. Realizado em parceria com Simplesmente Consciência e apoio da Rede Viva Melhor (Unesp), a mesa redonda é aberta e gratuita.

Na sexta-feira, dia 04, acontece o Workshop prático de Mindfulness com o professor Jangchub Reid, também no auditório da Fepaf, das 8h às 17 horas. Na sequencia, acontece uma caminhada aberta e gratuita pela Fazenda Lageado. A partir das 19 horas, acontece o Encontro de instrutores de mindfulness. 

A I Jornada Mindfullness é organizado pela Rede AbraMind, que congrega os instrutores de mindfullness atuantes no Brasil, com apoio da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, da Fepaf, Rede Viva Melhor e Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba. Mais informações, programação completa e inscrições pelo site www.fepaf.org.br