Laboratório da Medicina tem estrutura ampliada

Alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) passam a ter melhorias na estrutura de seu treinamento acadêmico com a adequação e reforma dos atuais Laboratórios de Habilidades. Recém transferido ? antiga Casa do Servidor, no câmpus de Rubião Júnior, o local abriga ampla estrutura para o desenvolvimento de rotinas práticas dos graduandos.

As obras tiveram início em abril e resultaram em uma área total de 791,56m². Com investimento de R$ 117.933 (proveniente da própria FMB), foi feita a equação do local- que ocupa o pavimento térreo da Casa do Servidor- para a acomodação dos equipamentos como manequins específicos, instrumentos cirúrgicos, entre outros, usados em atividades práticas.

Tal adequação proporcionará maior distribuição do espaço para treinamentos específicos, por exemplo, em rotinas de consultas, atendimento em emergências e procedimentos, como colocação de sondas e reanimação cardíaca, por exemplo. O investimento, segundo professor Paulo Villas-Boas, coordenador dos Laboratórios de Especialidades, integra a gama de ações que a faculdade tem promovido para a preparação de seu corpo discente em rotinas práticas.

“A necessidade de proporcionar melhor estrutura ao local para treinamento acadêmico era antiga. Antes de inserir os alunos nas atividades práticas, até mesmo junto ? comunidade, é preciso que tenham bom embasamento das situações que poderão enfrentar”, ressalta.

Os ambientes dos laboratórios irão simular consultórios, salas de emergências e de procedimentos. Também centralizarão os manequins usados em treinamentos e terá espaço para aulas teóricas.

Prof. Villas Boas salienta ainda que, desde 2007, a FMB passou a investir maciçamente no treinamento e inserção dos alunos em atividades práticas. Através de verbas provenientes da Pró-Reitoria de Graduação, foram adquiridos, nos últimos anos, material de apoio como os próprios manequins, mobiliário hospitalar e instrumentos cirúrgicos.

Fonte: Flávio Fogueral
Jornal da FMB