Jovens da Fundação CASA participam de festival de música em Botucatu

Fotos: Fundação CASA/Wellington Araujo

DRS_01-09-2016_1_Jornal

Cerca de 700 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 58 centros no Estado de São Paulo participam da edição 2016 do MUSICASA, o Festival de Música da Fundação CASA. A primeira de sete apresentações aconteceu na tarde desta quinta-feira , 1º de setembro, no Teatro Municipal de Botucatu.

Nessa primeira etapa de exibições, participaram 92 jovens internados em 11 centros socioeducativos, os CASAs Rio Novo, Madre Teresa de Calcutá I e II e Três Rios, de Iaras; Botucatu; Esperança, de Itapetininga; Bauru e Nelson Mandela, de Bauru; e Anita Garibaldi, Feminino de Cerqueira César e João Paulo II, de Cerqueira César.

DRS_01-09-2016_8_JornalTodos mostraram seus talentos com a música, em canções próprias ou releituras de grandes sucessos da música popular brasileira, rap, samba, dentre outros gêneros. Funcionários da Fundação CASA e educadores de organizações parceiras participaram das apresentações dos jovens. O tema do festival deste ano é o protagonismo juvenil no século XXI.

“Queremos saber o que os adolescentes que cumprem medida socioeducativa têm de protagonistas, quais são suas ideias de participação na sociedade? Qual sua esperança no amanhã? O que fazem ou pensam fazer olhando para o futuro?”, destaca o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo.

DRS_01-09-2016_6_JornalO Festival contará com outras seis apresentações no mês de setembro, nas cidades de São Paulo, Araraquara e São José do Rio Preto. O evento não possui caráter competitivo.

O MUSICASA

O MUSICASA é um festival de música que envolve centros socioeducativos de todas as regiões do Estado de São Paulo. Além dos adolescentes, alguns funcionários e educadores de organizações não governamentais (ONGs) também estão no palco ao lado dos jovens tocando, cantando e dançando.

Neste ano, o MUSICASA terá a participação de aproximadamente 700 adolescentes internados em 58 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O tema é protagonismo juvenil.

DRS_01-09-2016_4_JornalO evento é promovido pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA e tem como objetivo estimular a criatividade na linguagem musical e promover a interação e troca de experiências entre adolescentes de diferentes centros socioeducativos.

No repertório, canções originais e releituras de composições conhecidas, compostas pelos jovens, com o apoio dos funcionários e professores das organizações não-governamentais parceiras nas oficinas de música nos CASAs. Os ritmos variam: pagode, rap, funk, entre outros.

As ONGsis parceiras da Fundação CASA que participam do evento são: Projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa.