Instituto estimula alimentação saudável

O curso “Conversando sobre hipertensão, obesidade e diabetes”, que integra os trabalhos desenvolvidos pela Universidade Aberta ? Terceira Idade (Unati) no câmpus de Botucatu da Unesp, já está aberto para pessoas interessadas no tema.

Segundo a professora Flávia Queiroga Aranha de Almeida, do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) e que coordena essa atividade, realizada no Laboratório de Nutrição e Dietética, a capacitação é composta por conteúdos teóricos e práticos, sendo que em cada semana é abordada uma doença e as receitas estão relacionadas aos problemas de saúde enfocados. Participantes aprendem a preparar receitas mais saudáveis e também degustam pratos preparados pelos frequentadores do curso.

Teresa Spadin Pilan disse ter se inscrito na atividade para aprender mais sobre alimentos benéficos ? saúde. “Em primeiro lugar está a saúde. Eu já preparo alimentos do meu jeito, mas quero saber melhor como fazer”, afirmou a aposentada.
O aposentado Waldir Cintra também decidiu comparecer ao curso. Segundo ele, a curiosidade é que o levou a frequentar as aulas e a intenção é posteriormente preparar em sua casa os cardápios que aprenderá.

A participante Benedita Galo comentou que gosta bastante de cozinhar e essa foi mais uma oportunidade de se dedicar ? elaboração de alimentos. A ideia dela é também dar continuidade ? s receitas após o término dessa capacitação.

O módulo hipertensão arterial foi ministrado pela nutricionista Carla Beatriz de Souza, que trabalha no Laboratório de Nutrição e Dietética. Para os dias 13 e 20 de novembro, estão programados os assuntos diabetes e obesidade, que serão enfocados, respectivamente, por Adelita Kelen Antunes Gomes e Ana Paula Ferraz, alunas do curso de Nutrição do IB que são bolsistas da Unati.

Ainda há vagas para as próximas semanas e os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 3880 3115, ? s quartas e sextas-feiras, ou enviar e-mail para akagomes@hotmail.com. A Unati é vinculada ? Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex).

Fonte:
Da Assessoria