Iniciada a contensão da erosão do Parque dos Comerciários

Fotos: Valéria Cuter

Depois de meses de apreensão os moradores da Rua Pedro Roza da Silva, no Parque dos Comerciários, estão mais aliviados com o início dos trabalhos da contensão da enorme erosão que se formou em uma área particular e que vinha aumentando a cada chuva. O trabalho está sendo feito pela empresa MM Terraplenagem, Construção Civil, Plantio e Comércio de Mudas, contratada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras.

“O próprio prefeito João Cury se sensibilizou com esse problema e nos garantiu que as obras seriam iniciadas, porque a cada chuva a erosão que fica numa área de pasto aumenta um pouco mais. Esse problema vinha nos tirando o sono há vários meses”, observou o morador Carlos Alberto Torres. “Isso sem falar no prejuízo ecológico que o problema vem causando”, acrescentou.

O coordenador da Defesa Civil do Município, Paulo Renato da Silva, que acompanha o problema desde o ano passado explica que um dissipador de águas pluviais estourou e as águas das chuvas se desviaram passando a cair em uma propriedade particular, gerando a erosão e a preocupação entre os moradores. “A situação será contornada, pois a empreiteira já está resolvendo essa situação e em breve essa erosão não mais existirá”, disse.

O responsável pela empresa MM, Batista Júnior Masquetto, calcula que serão necessários três meses de trabalho e a utilização de 22.000 m³ a 26.000 m³ de terra para cobrir toda área afetada pela erosão. “Não basta, simplesmente colocar a terra no buraco. É necessário realizar todo o trabalho no entorno do barranco com as máquinas preparando o terreno para compactuar a terra com pedras e colocar o tubo de escoamento de águas pluviais. Paralelo a isso também está sendo feito o trabalho para que a erosão não aumente, mesmo que venha a chover” explicou o empresário.