Incubadora oferece benefícios para empreendedores

Fotos: Luiz Fernando

 

Inaugurada em 28 de novembro de 1997, em um galpão na Rua Joaquim Lyra Brandão nº 1.120 ADM – Vila São Benedito, a Incubadora de Empresas de Botucatu foi criada por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Botucatu, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Sendo uma incubadora mista, dispõe de 10 espaços no total para abrigar novos projetos.

Por acreditarem que a sobrevivência das micro e pequenas empresas dependem, principalmente, do apoio que recebem na sua fase inicial, pois o risco de fracasso do empreendimento, segundo está comprovado, diminui quando há uma estrutura capaz de ajudar os futuros empresários até a consolidação de sua posição junto ao mercado consumidor.

A estrutura organizacional da Incubadora de Empresas de Botucatu consiste em um Conselho Gestor de Orientação, composto por representantes de entidades que apoiam à Incubadora e uma gerencia. A Incubadora é o local adequado para orientar empreendedores, com interesse em criar e desenvolver projetos para o setor industrial.

 

Benefícios

Ao oferecer suporte ao empreendedor, a incubadora possibilita que o seu empreendimento tenha mais chances de ser bem sucedido. Além de condições favoráveis de infraestrutura e capacitação dos empreendedores, as empresas – pelo fato de estarem em um espaço onde há vários empreendimentos inovadores do mesmo porte – contam com inúmeras conexões, que favorecem o crescimento do negócio e o acesso ao mercado.

De acordo com o estudo realizado em 2011 pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, em parceria com o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 98% das empresas incubadas inovam, sendo que 15% em nível internacional, 55% em âmbito nacional e 28% localmente. Neste estudo, o Brasil tem 384 incubadoras em operação, que abrigam 2.640 empresas, gerando 16.394 postos de trabalho. Essas incubadoras também já graduaram 2.509 empreendimentos, que hoje faturam R$ 4,1 bilhões e empregam 29.205 pessoas.

 

Empresas Incubadas

Box 02 –  Dita Pimenta – Indústria de especiarias em temperos e molhos de pimenta.

Box 03 – Natures Beauty Brasil – Laboratório de cosméticos naturais, produtos manipulados em laboratório próprio, como produtos de higiene pessoal, beleza, além de produtos para a linha pet.

Box 04 – Industec Usinagem de Precisão – Produção seriada em peças específicas conforme a necessidade do cliente.

Box 05 – CuestAromas Brasil – Industria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmética, com alto teor de substâncias naturais e com forte valor agregado, como aromatizadores (varetas) de ambiente, água perfumada para tecidos e sabonete líquido..

Box 06 – BSX Recycle Botucatu – Recicladora e Descontaminadora de Lâmpadas Fluorescentes com Cerificação e Destino Correto do resíduo, conforme Lei Federal 12.305.  Nossa certificação é valida para ISO 9000, 10000 e 14000 e para órgãos públicos o selo verde e azul da secretaria estadual do meio ambiente. E assim realizando a política reversa do resíduo.

Box 08 – Âmara Blanc Professional Cosmetcs – Especializada na fabricação e distribuição de cosméticos profissional para salão de beleza, como xampus e condicionadores de 300ml a 5 litros,  óleos finalizadores e gel para cabelos.  Além do sabonete líquido diferenciado para indústrias, supermercados, farmácias e perfumarias.

Box 10 – Aços MB – Indústria de molas de aço para portas de ferro e artefatos em geral.