Inaugurações aumentam patrimônio da FMVZ/Unesp

A FMVZ  inaugurou as novas estruturas que atenderão atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade, em Rubião Júnior e na Fazenda Experimental Lageado. As primeiras instalações a serem inauguradas foram o conjunto de baias para experimentação em equinos do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária.

Agradecendo o empenho dos docentes e dos servidores que trabalharam para a realização, o professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da unidade,  destacou que  “a área de equinos é muito importante para nossa instituição e essa nova estrutura deve colaborar para que ela continue produzindo pesquisas de qualidade”.,0

O chefe do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, professor Celso Antonio Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho coletivo para a realização da obra. “O mérito é de todos. Só alcançamos esse bom resultado por causa do esforço e conjunto”. A professora Ana Liz Garcia Alves endossou as palavras do colega. “Essa união é o aspecto mais valioso do nosso processo de trabalho no dia-a-dia aqui na FMVZ”. Todos fizeram questão de destacar o apoio da equipe liderada por Israel Minghini Junior, diretor técnico de Serviços e Atividades Auxiliares.

Presente ao ato, o professor emérito da FMVZ Flavio Massone também comemorou a inauguração das baias e saudou o trabalho coletivo dos responsáveis pela área. “O que era um sonho se tornou realidade. A integração que existe entre os docentes é fundamental e deve continuar, afinal, não se faz pesquisa sozinho. Isso é o futuro de toda a universidade. Parabéns a todos”.

Na sequencia, foi inaugurado o conjunto de baias para pequenos ruminantes, pertencente à estrutura do Departamento de Clínica Veterinária. “Agradeço a todos os funcionários que participaram deste projeto. Acreditamos que a FMVZ como um todo não pode estar dissociada do Hospital. Ele é base para pesquisas e ensino. A colaboração de todos faz com que possamos desenvolver trabalhos com a qualidade que sempre buscamos”, disse o professor Alexandre Secorum Borges, chefe do Departamento. “Essas baias atendem a uma demanda antiga do nosso setor. Agradecemos à equipe do Israel e à direção da FMVZ”, complementou o professor  José Paes de Oliveira Filho.

O Centro de Esterilização de Materiais Hospitalares do Hospital Veterinário (HV), construído com recursos da Fapesp, foi a próxima estrutura a ser inaugurada. O diretor da FMVZ agradeceu o empenho do atual supervisor do HV, professor Antonio José de Araújo Aguiar, e de seus antecessores. Uma vez mais, ressaltou o trabalho dos servidores envolvidos na realização da obra e lembrou que vários equipamentos do Centro de Esterilização foram adquiridos com recursos oriundos da reserva técnica institucional da Fapesp. “Isso mostra a importância de continuarmos trabalhando de maneira conjunta”.

Aguiar também falou sobre a importância da Central de Esterilizações. “Vai dar um suporte muito grande ao Hospital, à toda nossa comunidade, ao ensino e à pesquisa. Sua realização representa a continuidade de um trabalho que vem sendo feito há muito tempo. Agradecemos todos os que participaram desse processo”.

O diretor da FMVZ também inaugurou o Centro de Apoio Oncológico, inteiramente construído com recursos da unidade. “A estrutura está pronta. Falta acabarmos de equipar para colocarmos em funcionamento. Vai atender uma demanda crescente do HV, dando mais segurança para pessoas que trabalham com produtos quimioterápicos”.

Já na Fazenda Experimental Lageado, as inaugurações tiveram início com o Armazém do Lageado, loja institucional que vai comercializar produtos oficiais da FMVZ e também da Faculdade de Ciências Agronômicas. “É uma iniciativa pioneira no âmbito da Unesp. No Brasil não temos essa cultura de valorizar a marca das faculdades, tão comum em algumas instituições do exterior”. Depois de agradecer o apoio da Vunesp e da vice-reitora para a iniciativa, o professor Paes saudou a parceria com a FCA. “Temos nos entendido muito bem. Com essa colaboração todo mundo ganha”.

O professor João Carlos Cury Saad, diretor da FCA, também falou sobre o projeto. “A loja faz parte de um processo que busca enraizar nossa relação com a universidade. É um incentivo para que as pessoas, literalmente, vistam a camisa da instituição. Que isso seja uma semente que se espalhe pela universidade, refletindo o orgulho que sentimos da Unesp”.

Já com a presença da professora Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp, e do pró-reitor de Pós-Graduação professor Eduardo Kokobun, a próxima estrutura inaugurada foi o Aviário II, do Laboratório de Aves do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. “Quero cumprimentar a FMVZ por essa conquista. O curso de Zootecnia é uma das nossas meninas dos olhos na Unesp. Com relação à pós-graduação, ter esse laboratório estruturado e  equipado dá mais possibilidades de trabalho para um programa que é nota 6 e que esperamos logo alcance a nota 7”, disse a vice-reitora.

O professor José Roberto Sartori fez uso da palavra para agradecer a Reitoria que financiou o projeto e a equipe da FMVZ que deu apoio ao projeto. “Para nós, é um dia de júbilo”, comemorou, destacando que já há várias pesquisas em desenvolvimento utilizando o novo aviário.

A última solenidade foi a inauguração da Fábrica de Rações da FMVZ. Com 800m2 de construção, as instalações foram construídas dentro dos padrões de controle de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com atenção total às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e condições higiênico-sanitárias adequadas.