Horário de Verão termina nesse domingo

Depois de 119 dias, o horário de verão termina, oficialmente, ? 0h deste domingo (16) nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. Ou seja, quando o relógio marcar meia-noite na passagem de sábado para domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora nesses locais.

O horário de verão existe desde 1º de outubro de 1931, de acordo com o decreto 20.466. A partir de 2008, a mudança é realizada no terceiro domingo de outubro e se encerra no terceiro domingo de fevereiro. O principal objetivo é atenuar o consumo de energia no horário considerado de pico, compreendido entre 18 ? s 21 horas.

Dados estatísticos revelam que por meio do aproveitamento da luz natural, obtém-se uma redução de 4 a 5% no consumo de energia elétrica, o que faz com que o país não sofra com problemas decorrentes da falta de energia. Inicia-se no verão pelo fato de a estação ser a mais quente e a que mais provoca o aumento do consumo de eletricidade: refrigeração, condicionamento de ar, ventilação etc., além de apresentar os dias mais longos que as noites.