Horário de verão 2015 se encerra neste domingo

Depois de ser aventada a possibilidade de uma prorrogação até o final do mês de março o horário brasileiro de verão 2015 termina oficialmente neste domingo (22). Ele que foi iniciado entre os dias 19 e 20 de outubro do ano passado quando os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  No dia 22 de fevereiro (domingo) os relógios serão atrasados em uma hora.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval foi no dia 17 de fevereiro, o horário de verão acaba mesmo dia 22 de fevereiro.

O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal.

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18 e 21 horas, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade. Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão.