Homofobia foi debatido em mesa redonda na F-8

Um assunto que sempre gera muita polêmica foi debatido em uma mesa redonda comandada pelo radialista Waldir Duarte, no auditório da Rádio Emissora de Botucatu PRF-8, na manhã desta sexta-feira. O tema foi: “homofobia”.
Fizeram para da mesa a doutora Priscila Tamarósi Julião de Souza, psicóloga/sexóloga do Hospital Dia, da Unesp de Botucatu; o padre Orestes Gomes Filho da paróquia da igreja Nossa Senhora Menina da Vila Maria e o pastor Cleiton Leal, pastor da Igreja Presbiteriana Independente.

Também compuseram a mesa, Vivian de Andrade e Michele Milani, agentes estratégicas de saúde do Programa Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST//Aids) e Ted Babado apresentador do programa Caixa Preta da Rádio Criativa e do programa “Aí que gostoso” da TV Alpha.

Completaram a mesa Flávio Memede da Silva, Viviana Pereira, Patrícia Medeiros, Rodrigo Cazali e Nicole Vilarti, ligados ao movimento LGTS (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

Por mais de duas horas os convidados debateram sobre o assunto que está em muita evidência no País. Embora com diretrizes diferentes sobre o assunto, o debate transcorreu em alto nível, sem nenhuma discussão e todos puderam se manifestar e expor suas opiniões contrárias a homofobia que é uma “aversão irreprimível” que resulta em uma série de atitudes e sentimentos negativos e até violentas, em relação a lésbicas, gays, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais.

As definições referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não-heterossexual.

Em um dos momentos marcantes desse debate, a doutora Priscila Tamerósi, resumiu o tema em uma frase: “A homofobia é como o racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade.”

{n}Fotos: Quico Cuter

{bimg:23292:alt=interna1:bimg}