Governadoria do Rotary terá mulher na presidência

Com uma vida dedicada à filantropia, Michiko Sakate, do Rotary Club de Botucatu Bons Ares será a 1ª rotariana mulher a assumir o cargo de governadora, no Distrito 4310, para o biênio 2014-2015, que tem sob sua jurisdição rotária 27 cidades e 48 clubes, agregando 1.106 membros.  Entre todas, Botucatu é a cidade que tem maior número de rotarianos (194 membros) com cinco clubes dentro do Distrito. Michiko será, oficialmente, empossada em solenidade marcada para acontecer no próximo dia 28 de junho. 

Michiko Sakate nasceu no Japão, na cidade de Nobeoka, província de Miyazaki, e viveu até aos 15 anos de idade na terra das cerejeiras. Logo após completar 15 anos, emigrou para o Brasil com toda a sua família, fixando as raízes nesta terra. É casada com o ex-governador (1996-1997) Minoru Sakate e tem cinco filhos: Mirian Sayuri, Ricardo Ichiro, Sérgio Tamotsu, Renato Eizo e Flávia Yumi e cinco netos.

Formou-se em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Unesp, de Botucatu, em 1979. Entrou para a família rotária em 1970 e foi a 1ª Coordenadora da Casa da Amizade e das Famílias de Rotarianos do Distrito 4310, no ano de 1996-1997. Exerceu o papel de secretária, oficial de intercâmbio de Jovens, presidente da comissão de Fundação Rotária e presidente do Rotary Botucatu Bons Ares, no biênio 2009/2010.

Participou de inúmeros eventos rotários, sejam eles municipais, estaduais, nacionais e até internacionais e se mostra uma pessoa comum. “Além das participações em eventos rotários, gosto de conversar com as pessoas, ler (de tudo), ouvir músicas e faço parte da Orquestra Sinfônica do Município de Botucatu como 2º violino durante mais de 20 anos. Também aprecio cuidar das plantas e viajar e não dispenso um cafezinho preto, amargo mesmo”, disse.  Enfatiza que o que lhe dá prazer é “fazer coisas que traga bem-estar a outras pessoas e muita paz à alma e ao coração”.

Michiko já traçou planos para sua gestão. Além de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, pretende desenvolver o quadro associativo para fomentar o   “servir” cada vez mais em prol das comunidades carentes;  motivar e estimular as contribuições à Fundação Rotária para que possa realizar projetos de alto impacto com sustentabilidade, sempre em prol das comunidades necessitadas; e estimular o companheirismo entre os rotarianos e familiares dentro do clube e também  entre os clubes para facilitar a realização dos eventos sociais e projetos à comunidade.

Ela cita que ela é parte de alguns fatos interessantes do Rotary Club de Botucatu, já que é a primeira governadora eleita do Distrito. Lembra também que Botucatu já teve vários governadores do Distrito 4310, enfocando que Marco Antonio Colenci, do Rotary Club de Botucatu-Cuesta, foi o governador mais novo dentre os mais de 530 Governadores Distritais do Mundo, no ano de 2011/2012.

 

Os governadores de Botucatu

João José Passos – Rotary Club de Botucatu, 1963/1964

Newton Colenci – Rotary Club de Botucatu-Norte, 1990/1991

Roberto Sogayar – Rotary Club de Botucatu, 2000/2001

Paulo Firmino de Oliveira – Rotary Club de Botucatu, 2008/2009

Marco Antonio Colenci – Rotary Club de Botucatu-Cuesta, 2011/2012