Globo Universidade foca curso de Zootecnia de Botucatu

O ‘Globo Universidade’ deste sábado, dia 01, aproveita a boa fase do agronegócio brasileiro e conhece o curso de Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu, no interior de São Paulo. A repórter Lizandra Trindade conversa com os alunos e apresenta as possibilidades da carreira que está em franca expansão. O Brasil é dos maiores exportadores de carne bovina e de frango do mundo e para atender essa demanda os estudantes têm se especializado cada vez mais.

O curso de Zootecnia forma profissionais para trabalhar melhoramento genético, nutrição, saúde e alimentação animal, além de gerenciamento, administração e consultorias voltadas para as propriedades rurais. Na UNESP, os alunos aprendem no ambiente real, já que a universidade está localizada dentro da fazenda Lageado, onde é possível colocar em prática o que se aprende na sala de aula.

Nessa reportagem, o programa apresenta a história de Felipe Pelícia, aluno de Zootecnia, que nasceu e cresceu dentro da fazenda que faz parte do campus. Trabalhar na área rural já é uma tradição da família do jovem. Os avós e os pais de Felipe trabalharam na fazenda e hoje ele estuda e estagia no ambiente que fez parte de toda a sua vida. “A parte de manejo e nutrição me encantava, por isso escolhi este curso”, diz o aluno que faz estágio em melhoramento e nutrição animal.

A repórter conversa também com Alan Santana, estudante de Zootecnia que participa de um projeto de extensão que auxilia pequenas empresas e produtores rurais. Alan sempre quis morar no interior e trabalhar com animais. “Essa profissão tem um papel estratégico e fundamental na economia”, diz o aluno que chegou a cursar Administração por dois anos.

No projeto, ele tem a oportunidade de aplicar o conhecimento e melhorar o negócio dos produtores. Além disso, o programa mostra a vida de Felipe Parise, aluno que já está no final do curso e tem ajudado a família aumentar a produção através das técnicas que aprendeu na faculdade. A família de Felipe tem uma propriedade de gado e conseguiu alavancar a produção de leite depois que o jovem entrou na Unesp.

E ainda neste episódio, o quadro “Nota 10” apresenta pesquisa sobre a quantidade de proteína contida no pólen. Já no “Eu Amo Meu Trabalho” o programa conhece o trabalho de um inspetor de ovinos, responsável por fiscalizar a produção dos animais.

Criado em 1999, o Globo Universidade tem como missão compartilhar experiências para somar conhecimento. Para que isso aconteça, estabelece uma relação de parceria permanente com o meio acadêmico. Por meio da realização de debates, seminários, publicações e apoio a pesquisas, o Globo Universidade contribui para a produção e divulgação científica, além da formação de futuros profissionais. Desde 2008, o Globo Universidade também está presente na grade de programação da Rede Globo: todos os sábados, ? s 7h, o programa exibe reportagens sobre as principais universidades do Brasil e do mundo. Em 2011, a atração passou a integrar a grade Globo Cidadania, que conta também com os programas Globo Ciência, Globo Educação, Globo Ecologia e Ação.