Globo Ciência grava programa em vários pontos da cidade

A equipe do programa Globo Ciência esteve em Botucatu, para fazer a gravação do episódio onde serão reproduzidas as descobertas do químico inglês cientista Humphry Davy, que viveu no século XVIII.

O programa é apresentado por Alexandre Henderson, e o apresentador veio acompanhado de Alceu Vasconcelos (diretor), Vitor Mattoso (diretor de fotografia) e Leandro Langoni Dias (produtor). “Desde o ano passado estamos mostrando o trabalho dos maiores cientistas do mundo e em Botucatu iremos reproduzir o trabalho que o químico Humphry Davy fez no século XVIII”, explica Henderson.

Segundo ele, o programa entra este ano na quinta temporada e tem sido visto por milhares de pessoas. “Procuramos mostrar que as descobertas desses grandes cientistas, foram benéficas ? população do mundo e está presente no cotidiano das pessoas”, coloca o apresentador do Globo Ciência.

{n}Humphry Davy{/n}

O químico inglês Humphry Davy nasceu em Penzance, Cornualha, em 17 de dezembro de 1778 — Genebra e morreu em 29 de maio de 1829. E tornou-se conhecido devido ? s suas experiências sobre a ação fisiológica de alguns gases, como o protóxido de azoto (ou óxido nitroso) – conhecido como gás do riso. Em 1801 foi nomeado professor catedrático no Royal Institution da Grã-Bretanha e membro da Royal Society, que viria a presidir mais tarde.

Em 1800, Alessandro Volta apresentou a primeira pilha elétrica ou bateria. Davy usou esta bateria elétrica para separar sais em um processo hoje conhecido como eletrólise. Com muitas baterias em série ele foi capaz de separar o potássio e o sódio em 1807 e o cálcio, estrôncio, bário e magnésio em 1808. Ele também mostrou que o oxigênio não poderia ser obtido da substância conhecida como óxido-muriática ácida e provou ser a substância um elemento ao qual chamou de cloro. Ele também estudou as energias envolvidas na separação destes sais, que hoje constituem o campo da eletroquímica. Estudando os fenômenos elétricos, concluiu que as transformações químicas e elétricas são fenômenos conceitualmente distintos, porém produzidos pela mesma força: a atração e repulsão de cargas elétricas.

Em 1811, Sir Humphry Davy descobriu o Dióxido de Cloro, através do Clorato de Potássio acidificado com Ácido Sulfúrico, o gás resultante da reação era por ele chamado de “The green-yellow gas Chlorine” (O amarelo e esverdeado Gás Cloro).

Em 1812, recebeu o título nobiliárquico de Knight (cavaleiro), deu uma aula de despedida na Royal Institution, e casou-se com uma viúva riquíssima, Jane Apreece. Depois de longas férias na Europa, ele veio a produzir a lâmpada de Davy, hoje usada por mineradores.

{n}
Por: Quico Cuter
Fotos: Valéria Cuter

{bimg: 23253:alt=interna1:bimg}