GCM já registrou mais de 600 carros abandonados

Geral
GCM já registrou mais de 600 carros abandonados 25 janeiro 2016

Operação é realizada em parceria  com a Semutran e Polícia  Militar, pois  trata-se de uma questão de segurança, já que  muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de drogas ilícitas

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou nesta semana o caso de 609º veículo em estado de abandono, conforme prevê a Lei Municipal 5.442/2013, que foi implantada na cidade no início de 2014. Os carros abandonados são notificados e os proprietários têm um prazo de 10 dias para providenciarem a remoção dos veículos, sob pena de terem o bem recolhido ao pátio, além de ter que arcar com o pagamento de multa no valor de R$200,00 e custos com guincho e diárias. Se o veículo não for retirado em 90 dias será leiloado e a arrecadação cobrirá os gastos.

Em pouco mais de dois anos de vigência da lei foram registradas 609 verificações de carros abandonados, 351 notificações e 45 recolhas de veículos em diversos bairros da cidade,  incluindo Jardim Itamarati, Santa Maria I, Jardim Peabiru, Vila dos Lavradores, Vila Antártica, Jardim Ciranda, Jardim Eldorado, Jardim Brasil, Cohab I, Rubião Júnior e área central.

Segundo o comandante da GCM Sérgio Luiz Bavia, a operação é realizada em parceria  com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) e Polícia  Militar (PM). “Trata-se de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de drogas ilícitas, além de ser uma questão de saúde, visto que acumulam água tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue. A ideia principal é deixar a cidade limpa e segura”, afirma o comandante.

A autuação mais recente aconteceu neste  final de semana quando  foi guinchado um GM Caravan no Parque dos Comerciários III (foto), onde foi constatado que o veículo estava com sinais de abandono e trazendo receio aos moradores daquela região de que fosse utilizado como esconderijo de algo ilícito. O veículo já havia sido notificado e como expirou o prazo foi recolhido junto ao pátio da Botuparking .

“De acordo com a lei, a situação de abandono é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da vida ou logradouro público por mais de 15 dias consecutivos. O importante é que apenas 45 veículos foram recolhidos destes 609 casos registrados, já que nos demais os carros foram retirados pelos próprios proprietários ou responsáveis”, explicou Bavia.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento