Garota de 18 anos quer ajuda para ter máquina braile

Uma máquina em braile. É o que deseja uma garota de 18 anos de idade, para ter uma melhor qualidade de vida. Cega dos dois olhos ela vê nesse dispositivo a maneira de ter um melhor relacionamento e convivência com as pessoas e a máquina seria fundamental para a vida pessoal e profissional.

O aposentado Mário Carula está liderando uma campanha para que essa jovem consiga sua máquina através uma doação por parte da comunidade, já que ela não tem condições financeiras para adquirir esse dispositivo com recursos próprios. “Por isso estamos conclamando a comunidade para que entre nessa corrente solidária e nos ajude a adquirir essa máquina”, disse Carula.

Segundo ele este é mais um desafio para garantir melhor qualidade de vida ? deficiente visual. “Nosso objetivo é nos empenharmos para que ela possa ter uma qualidade de vida melhor. Respeitar as diferenças e proporcionar oportunidade para que verdadeiramente haja a inclusão social, pois os espaços são bem difíceis de serem conquistados”, frisou Carula, salientando que quem quiser ajudar pode ligar para o telefone: 9774-1763.

Braile é uma máquina de escrever especial e além de outros recursos, o sistema de leitura é composto por seis teclas em relevo sobre papel. Combinações diferentes de pontos correspondem a letras. A pessoa cega lê movendo os dedos sobre as fileiras de pontos.