FSS divulga vencedores do concurso bebê do ano

O Fundo Social de Solidariedade divulgou nesta quarta-feira (30) os vencedores do concurso de fotos Bebê que brinca cresce confiante. Com 120 votos, Davi Mariano Noesse conquistou o primeiro lugar, seguido de Miguel Oliveira de Almeida Mota com 117 votos e em terceiro, Lorena Venancio Cantagallo, que recebeu 96 votos.

O primeiro lugar ganhará um book fotográfico da Malu Ornelas. O segundo e terceiro colocados receberão kits de produtos para a criança. O concurso fotográfico faz parte da programação de atividades da terceira Semana do Bebê promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) em Botucatu em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

A premiação do concurso junto será realizada junto com o encerramento das atividades da Semana do Bebê nesta quinta-feira (31), ? s 19 horas, no Teatro Gino Carbonari. Na oportunidade, também ocorrerá uma celebração religiosa e a nomeação do Bebê do Ano/2013: a primeira criança nascida de parto natural a partir da zero hora do dia 29 de outubro.

Filha de Elizangela Gomes Mera e Fábio Pereira da Silva, moradores do Parque Marajoara, Lorena é o Bebê do Ano/2013. Ela será acompanhada por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura (Educação, Saúde e Assistência Social) pelo período de um ano. Lorena nasceu na última terça-feira (29), ? s 16h50 na maternidade da Unesp, com 3,160 kg e 49 centímetros.

{n}Abertura oficial{/n}

A abertura oficial da Semana do Bebê foi realizada na noite da última terça-feira (29), no Teatro Municipal Camillo Fernandes Dinucci, com uma apresentação teatral seguida de palestra ministrada pela Dra. Maria Auxiliadora Macedo Gabarra, sobre o tema Brincar.

A solenidade contou a presença do prefeito João Cury Neto; primeira dama e presidente do FSS, Rachel Ferronato Cury; secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar; secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; secretário de Saúde, Claudio Lucas Miranda e a coordenadora das oficinas da Semana do Bebê e representante do Instituto Olinto Marques de Paulo, Josimari Carvalho Zanon.

Ao fazer uso da palavra, Rachel Ferronato Cury, destacou a grande preocupação que administração municipal tem em relação ? primeira infância. Além das atividades desenvolvidas durante a Semana do Bebê outras ações podem ser vistas de forma permanente no Município como a criação da Clinica do Bebê, vagas nas creches e a inauguração do Pronto Socorro Infantil.

“Quero agradecer ao prefeito por tudo o que esta sendo feito em relação ? primeira infância em Botucatu e a Semana do Bebê ganha a cada ano mais espaço e resultado. Este ano nosso tema é o brincar e a participação da sociedade é fundamental para mostrar que as crianças precisam brincar para aprenderem a socializar e os benefícios tão importantes que a prática proporciona”, comenta.

Para o prefeito João Cury, ações como a Semana do Bebê e outras relacionadas ? primeira infância são importantes para que se possa cada vez mais avançar nestes conceitos no Município.

“A Semana do Bebê nos propõe reflexões e ações. O importante é que as pessoas possam por em prática todo o conhecimento adquirido com elas e assim cada um poderá transformar de uma alguma forma o ambiente em que trabalhamos e vivemos. Parabéns a todos que organizaram esta semana”, ressalta.

{n}Outras atividades{/n}

Dentro da programação das diversas atividades da terceira Semana do Bebê, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Norte da Cidade abordou o tema brincar com mais de cem pais e alunos assistidos pela unidade.

Durante a atividade realizada no Programa de Integração Educacional e Comunitária (Piec), localizado no Jardim Monte Mor, a equipe do Cras Norte informou os pais sobre importância da temática da Semana do Bebê e em grupos divididos por faixa etária foram desenvolvidas brincadeiras e contações de histórias.

Nesta quarta-feira (30), no pátio do Seminário São José, na Secretaria de Educação, foram realizadas oficinas do Brincar, no período da manhã e tarde. As atividades foram ministradas pela representante do Instituto Olinto Marques de Paulo em Botucatu e coordenadora das oficinas da Semana do bebê, Josimari Carvalho Zanon.

“O principal objetivo das atividades é mostrar para os educadores e para os pais como trazer o brincar para as crianças e de que maneira aproveitar o espaço, enquanto eles estão brincando para que consigam se desenvolver de forma saudável”, explica Josimari.

Uma extensa programação de serviços, palestras, oficinas e atividades em diferentes locais da Cidade abordarão o tema de diversas maneiras da Semana do Bebê até esta quinta-feira (31).