Fórum de Botucatu volta ? elite do judiciário paulista

Depois de anos de lutas o Fórum de Botucatu volta a ser classificado como órgão de terceira entrância (equivalente a atual entrância final). Com isso Botucatu entra no seleto rol de Comarcas do Estado de São Paulo, tidas como de entrância final, possibilitando a criação de mais varas especializadas, nomeações de mais servidores e juízes, obtenção de mais recursos para a administração do prédio do Fórum, enfim, maior estrutura para melhor prestação jurisdicional.

De acordo com o diretor do Fórum local, juiz Josias Martins de Almeida Júnior (foto), foi uma luta que envolveu autoridades locais constituídas. “Foi uma união de esforços para o tão difícil pleito que se colocava à frente, qual seja, a reconquista do status perdido”, comemora o magistrado.

Josias Júnior argumenta que a conquista veio após inúmeros contatos com a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e com a Corregedoria Geral de Justiça, procurando mostrar que a elevação de entrância se fazia necessária não só pelo resgate do prestígio político-institucional, mas sobretudo, pelo interesse público.

“Fomos agraciados com o deferimento do nosso pedido. Tal conquista, certamente não se consegue sozinha, por isso, agradeço aos meus colegas magistrados pela confiança e pela ajuda dispensada e também ao prefeito municipal, João Cury Neto, ao deputado estadual Fernando Cury e à Câmara Municipal pelo apoio irrestrito ao Poder Judiciário local e ao apreço demonstrado pelo Estado Democrático de Direito e aos jurisdicionados que serão os principais beneficiários da tão sonhada elevação”, coloca Josias Júnior.

E o magistrado conclui: “Registro, ainda, em nome de todos os juízes da Comarca, a nossa mais profunda gratidão ao querido presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, pela iniciativa da proposta de elevação da classificação de entrância da Comarca de Botucatu, sem a qual certamente não seríamos contemplados com tamanha conquista. Parabéns a todos. Que Deus abençoe nossa Comarca”.