FMVZ realiza Curso Prático de Reprodução Equina

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, realiza, nos dias 10 e 11 de Agosto de 2012, a vigésima quarta edição do Curso Prático de Reprodução Equina, com enfoque em técnicas avançadas para melhoria da qualidade e fertilidade de sêmen fresco, refrigerado e congelado de garanhões.

Coordenado pelos professores Frederico Ozanam Papa e Marco Antonio Alvarenga, o curso tem o objetivo de capacitar e reciclar médicos veterinários na área de andrologia e biotecnologia de sêmen na espécie equina. A carga horária é de 24 horas e apenas 15 vagas são oferecidas.

Dentre os temas abordados estão: técnicas de melhorias da qualidade de sêmen de garanhões (Equipure, Cushion, Spermfilter e novos diluentes) e práticas de manipulação de sêmen utilizando esses recursos; novas técnicas de refrigeração e transporte de sêmen; prática de avaliação de patologia espermática e apresentação e discussão de casos clínicos; novas estratégias para melhoria da qualidade de sêmen congelado do ejaculado e epidídimo de garanhões.

Uma parte importante do curso é a atividade prática em refrigeração e congelação de sêmen, que envolve novas técnicas de manipulação de sêmen, forma de transporte, novas condutas para melhoria do sêmen refrigerado após o recebimento das amostras nos Haras, análise do sêmen descongelado; testes de viabilidade espermática pós descongelação; novas condutas para melhoria de sêmen congelado de baixa qualidade; colheita e preservação de espermatozóides da cauda do epidídimo.

A taxa de inscrição custa R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) incluindo o material didático e pode ser feita pela área de eventos do site: www.fmvz.unesp.br . Mais informações pelos telefones (14) 3880-2129 e 3880-2119.