FMB sedia III Encontro dos Comitês de Ética

Foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) o III Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa da Unesp. O evento tem por objetivo discutir aspectos legais e éticos da pesquisa e de projetos acadêmicos. A abertura contou com a presença do diretor da FMB, professor Pasqual Barretti.

“A universidade pública brasileira é uma universidade essencialmente de pesquisa, se justifica muito mais pela pesquisa, pelo desenvolvimento do conhecimento, a transmissão do conhecimento envolvido, mais até do que as outras atividades”, destacou professor Pasqual. O dirigente lembrou em seu discurso do nome do professor emérito da FMB Willian Saad Hossne, um dos protagonistas da ética em pesquisas puras ou aplicadas que envolvem a vida humana e animal.

O gerente médico do Hospital das Clínicas da FMB, José Carlos Souza Trindade Filho, que representou o superintendente da unidade, Emílio Carlos Curcelli, participou da abertura do encontro e deu as boas-vindas

aos participantes. “Se a pesquisa dá qualificação para o pesquisador, sem dúvida nenhuma, as Comissões de Ética dão muita qualidade no atendimento do HCFMB. Isso é fundamental”, frisou.

Para o vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMB, professor Trajano Sardenberg, é importante para a Faculdade sediar um evento que envolve toda a Universidade. “Isso deixa a Faculdade de Medicina muito feliz, procurar integrar todos os Comitês de Ética da Universidade” lembrou.

A coordenadora do CEP da FMB, professora Silvana A. Molina Lima, agradeceu em seu discurso os especialistas convidados para as palestras e todos os participantes do III Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa. Alunos de pós-graduação, docentes, pesquisadores, profissionais de saúde e integrantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), estiveram reunidos durante todo o dia participando de palestras e mesa redonda.