FMB inaugura galeria dos diretores e vice-diretores

Foi inaugurada esta semana, a galeria dos ex-diretores e vice-diretores da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Os retratos, organizados a partir da gestão do professor Laurival Antônio de Luca (janeiro de 1977/julho de 1980) foram instalados na sala de reuniões do gabinete da Diretoria.

O atual diretor da FMB, professor Sérgio Swain Müller, disse durante a cerimônia que essa é a última etapa da série de ações para preservação da memória e história da faculdade durante seu mandato. Os retratos dos gestores que comandaram a escola entre 1962 e 1976 serão afixados na sede do Grupo Administrativo do Campus (GAC).

Ele mencionou, como exemplo, a construção do Centro de Memória e Arquivo, que abrigará, além dos processos que já não ficam mais acumulados nas seções, um acervo de objetos que fazem parte da história da instituição.

“A historiadora Isaura Bretan já trabalha na classificação de mais de 6 mil imagens digitalizadas, que ficarão disponíveis para pesquisa”, comentou. Com o tempo, vamos digitalizar também nossos processos em papel”, colocou Müller.

O diretor ainda fez referência ? galeria dos professores eméritos, inaugurada em abril de 2011 no saguão de acesso ? sala de reuniões da Congregação e também ao projeto que deu os nomes de alguns professores da FMB a ruas do Câmpus de Rubião Júnior.

Para o professor emérito da FMB, William Saad Hossne (diretor de julho de 1984 a agosto de 1988), a iniciativa da atual gestão é válida, pois reconhece o esforço que os diretores e seus vices empregaram no desenvolvimento da instituição nas últimas décadas. “E não são ações de apenas uma ou duas pessoas (diretor e vice), mas de toda a faculdade”, declarou.

O professor emérito Domingos Alves Meira, filho do professor João Alves Meira – primeiro diretor da ainda Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) – salientou ter conhecido o “marco zero” da instituição. “Tenho muito orgulho em ter contribuído com um ou dois tijolos nessa obra (Faculdade de Medicina). Professor Sérgio plantou uma semente importante (preocupação com a memória da escola) para que os próximos diretores deem continuidade. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família”, frisa.

Participaram da inauguração da galeria, os ex-diretores Domingos Alves Meira (agosto de 1970 a agosto de 1974), William Saad Hossne (julho de 1984 a agosto de 1988), Paulo Eduardo de Abreu Machado (junho 1997 a junho 2001), Hamilton da Rosa Pereira (vice-diretor de junho 1997 a junho 2001), Dináh Borges de Almeida (junho de 1989 ? junho de 1993), Luiz Antônio Vane (junho de 1993 a junho de 1997), Pasqual Barretti (diretor pró-tempore – fevereiro a junho de 2005), Joel Spadaro (junho de 2005 a junho de 2007) e Antônio Rugolo Júnior (junho a julho de 2007).

Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp e HCFMB