FMB é premiada pela Sociedade Brasileira de Angiologia

Estiveram presentes o médico recém-graduado Leandro Ramos e Silva, o professor titular Winston Bonetti Yoshida, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, e o professor emérito da Faculdade Francisco Humberto A. Maffei

 

Foi realizada em São Paulo a festa de confraternização da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), evento, que premia os melhores trabalhos do ano na área e contou com a participação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Estiveram presentes o médico recém-graduado Leandro Ramos e Silva, o professor titular Winston Bonetti Yoshida, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, e o professor emérito da Faculdade Francisco Humberto A. Maffei.

O professor Winston recebeu, em nome do professor Marcone Lima Sobreira (Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB), o Prêmio Geza de Takats (láurea concedida a sócio titular da entidade) pelo trabalho “Avaliação de biomarcadores ultrassonográficos precoces de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa”. Esta pesquisa teve a participação de Eliana A. P. Nahás, Matheus Bertanha, Regina Moura, Winston Yoshida e Hamilton Rollo (docentes da FMB) e da equipe de cirurgiões vasculares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) – Rodrigo Jaldin, Jamil Mariuba e Rafael Pimenta.

O médico recém-graduado Leandro Ramos e Silva recebeu o Prêmio Berilo Langer (honraria concedida a acadêmicos ou residentes) pelo trabalho “Amputações em membros inferiores com gangrena e/ou infecção grave: estagiadas versus não-estagiadas”, produzido quando ainda era estudante. Este estudo teve a participação de Giordano Fernandes e Daniel Santos (médicos recém-graduados da FMB), Rodrigo Jaldin (cirurgião vascular do HCFMB), Matheus Bertanha e Marcone Sobreira (docentes da FMB), sob orientação do professor Winston B. Yoshida.

“Os prêmios reforçam o papel da FMB na produção científica nacional, em destaque nossa Disciplina de Cirurgia Vascular, que anualmente recebe prêmios nacionais e internacionais”, disse Leandro Ramos e Silva. A festa de confraternização da SBACV contou com a presença de renomados nomes da Cirurgia Vascular Brasileira, entre eles o presidente da entidade Pedro Pablo Komlós, e o professor emérito da FMB Francisco Humberto A. Maffei.