Finados deverá atrair 15 mil visitantes aos cemitérios

 

O Dia de Finados, comemorado dia 2 de novembro (segunda-feira) deverá atrair um numeroso público aos três cemitérios de Botucatu: Portal das Cruzes, Jardim e o do Distrito de Vitoriana. Apenas o Portal, o maior e mais antigo da Cidade, que contabiliza desde 1893 mais de 59 mil sepultamentos, poderá receber, aproximadamente, 10 mil visitantes durante todo o dia. Já os Cemitérios Jardim e Vitoriana que contabilizam cerca de 8 mil sepultamentos devem receber cerca de cinco mil pessoas.

Os familiares que desejam fazer limpeza, lavagens, pinturas e reformas em túmulos para o Dia de Finados têm até o próximo dia 30 de outubro para realizar os serviços. Eles não serão permitidos nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, ou seja, sábado, domingo e segunda-feira. 

Os portões dos cemitérios Portal e de Vitoriana serão abertos a partir das 6 horas, e às 6h30 os do Jardim. Por conta do horário de verão, a visitação será estendida até as 19 horas. Os cemitérios Portal e Jardim também têm em sua programação de Finados horários específicos para as missas em homenagem às pessoas falecidas.


Os administradores dos cemitérios e a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) já estão orientando as pessoas para que  optem por levar arranjos de flores artificiais (plástico) devido a sua durabilidade e, principalmente, por não precisar ser regadas com água que, se acumulada em vaso ou suporte, permite a proliferação das larvas do mosquito da dengue (AIDS aegypti).

Para facilitar os visitantes, a Prefeitura de Botucatu conta com um sistema informatizado de consulta dos cemitérios que permite a população encontrar informações como data e número de sepultamento, filiação, quadra, rua e número do jazigo onde determinada pessoa está sepultada. Mais informações pelo site www.botucatu.sp.gov.br/cemiterio.

 

Endereços

Cemitério Portal das Cruzes
Rua Carlino de Oliveira, s/nº – Centro
Telefone: 3882-8632

Cemitério Jardim
Avenida José Italo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto
Telefone: 3882-6655

Cemitério de Vitoriana
Rodovia Alcides Soares, s/nº – Distrito de Vitoriana
Telefone: 3815-9555 (Subprefeitura)