FCA/Unesp recebe delegação de Moçambique

Entre os dias 19 e 23 de agosto, a Faculdade de Ciências Agronômicas está recebendo a visita de uma delegação do Instituto Superior Politécnico (ISP) de Gaza, Moçambique. Hortêncio Pedro Comissal, diretor-geral do ISP; Antonio Francisco Sefane, do Centro de Incubação de Empresas e José Chamessanga Alvaro, diretor dos Serviços de Administração e Finanças, foram recebidos pelo diretor da FCA, professor João Carlos Cury Saad; professor Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da FCA e pelo gerente da Prospecta, engenheiro Antonio Vicente da Silva.

O ISP é uma instituição pública de ensino superior, com cursos voltados para a área de agrárias. A instituição também conta com o Centro de Incubação de Empresas, projeto semelhante aos modelos de incubadoras do Brasil.

A razão principal de nossa visita é conhecer instituições brasileiras com experiência na área de incubação de empresas. “Queremos conhecer os modelos de gestão e financiamento dos programas, além dos modelos de graduação das empresas incubados”, explica Antonio Sefane.

Segundo ele, existe também a possibilidade de estabelecer parcerias acadêmicas entre as instituições. “Temos cursos nas mesmas áreas e pode ser interessante estabelecer um programa para a troca de experiências entre os docentes. São muitas possibilidades”.

Na FCA, os moçambicanos visitarão o Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat), a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos, Núcleo de Pesquisas Avançadas em Matologia (NuPAM) e instalações da Fazenda Experimental Lageado, como central de aulas e Museu do Café.Na Prospecta, eles conhecerão as atividades das empresas Silvicontrol, Vet DNA e Genotyping.

O projeto do Parque Tecnológico Botucatu também será apresentado ao agrupo. Acompanhados por Antonio Vicente da Silva eles visitarão o Sebrae, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Botucatu (NDE) e as incubadoras de Lins e São José do Rio Preto.
Da Assessoria