FCA traz a exposição “Árvores da Fazenda Lageado”

Até o dia 18 de dezembro, a Biblioteca Paulo de Carvalho Mattos, da Faculdade de Ciências Agronômicas  (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, apresenta a exposição “Árvores da Fazenda Lageado”, com aquarelas pintadas pela artista plástica Monica Stein.

A exposição, que integra a programação das comemorações pelos 50 anos de atividades da FCA, busca retratar parte da vasta arborização paisagística da Fazenda, formada por remanescentes de vegetação natural, bosques de eucalipto e árvores isoladas. “A ideia de valorizar nossas árvores é antiga, mas agora tivemos a oportunidade de contar com a colaboração da artista plástica Mônica Stein para eternizar em suas aquarelas a beleza da paisagem do Lageado”, afirma a professora Renata Cristina Batista Fonseca, diretora da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), que patrocina a iniciativa.

 

A artista

Mônica Stein nasceu em Piracicaba e formou-se em Zootecnia pela Unesp/Botucatu.  Começou seus estudos na arte da pintura botânica no ano 2000 quando conheceu outras ilustradoras e passou a frequentar cursos livres de desenho de plantas e pinturas em aquarela. O curso mais relevante foi o de ilustração botânica ministrado em Curitiba, pela professora Christabel King, sob os auspícios da Fundação Margaret Mee em 2003.

Reside em Botucatu, de onde tirou da flora local inspiração para muitas pinturas. Pintou as plantas do cerrado botucatuense, o que resultou em exposições, com apoio da professora Silvia Machado, no Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Botucatu, e no Jardim Botânico, da mesma instituição.

A exposição seguiu também para o Museu de Arte Contemporânea de Botucatu e para a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), em Piracicaba-SP.  Atualmente ilustra livros, cartilhas, cartazes e folders, utilizando como material a aquarela e trabalha junto a Secretaria da Cultura da cidade dando oficinas de arte.

 

Da Assessoria