FCA ministra curso para internos da Fundação CASA

Foto – Divulgação

Projeto existe desde 2013 e foi proposto com objetivo de dar aos adolescentes uma opção de atividade profissional que possa ser utilizada por eles após o período de reabilitação

 

Foi realizada a solenidade de formatura da 5ª turma de adolescentes da Fundação Casa – Três Rios, de Iaras/SP, num curso de Horticultura e Jardinagem promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas FAC da Unesp, câmpus de Botucatu.

“Novamente, a formatura foi muito emocionante”, comentou a professora Rumy Goto, do Departamento de Horticultura da FCA, coordenadora do programa ao lado do professor Marcelo Agenor Pavan. “Notamos a alegria nos olhos dos adolescentes, demonstrando que aprenderam algo importante e pela oportunidade de conviver com os nossos alunos da Pós Graduação/Horticultura”.

O projeto existe desde 2013. Foi proposto pelos dirigentes da Fundação Casa Três Rios, com objetivo de dar aos adolescentes uma opção de atividade profissional que possa ser utilizada por eles após o período de reabilitação. A seleção dos alunos participantes é feita pela Coordenação Pedagógica da Fundação Casa, baseada em notas nas disciplinas básicas do Ensino Fundamental e pelo comportamento.

“Como parte das avaliações dos alunos, passamos uma redação a cada um dos participantes”, explica a professora Rumy. “Retiramos algumas frases bastante comoventes e podemos dizer que o trabalho valeu a pena. É mais uma turma que se forma com um olhar diferente do mundo em que eles vivem”.

 

Alguns trechos dos depoimentos dos participantes do curso:

 “Agradeço de coração, pois quem sabe, futuramente, possa ser o que eu posso tirar minha renda mensal honestamente, isso pode mudar a minha vida.”

“Aprendi a plantar e experiências que nunca vou esquecer. Só tenho a agradecer a cada integrante que nos ajudou, gratificantemente de coração. Através deste curso evolui minha mentalidade. Obrigado por tudo.”

 “Eu adorei. Se dependesse de mim eu faria de novo. As pessoas têm paciência para explicar. Eu tive varias perguntas e souberam me responder certo, de uma maneira que eu entendi. Este curso me deu vários objetivos, um deles é poder ter meu próprio plantil”.

 “Se fosse pra fazer ele de novo eu fazia sim porque eu gostei muito aprendi varias coisas novas que não sabia vários tipos de plantas que não conhecia e agora eu conheço porque os professores ensinaram bem”.

"Foi a primeira vez que eu participei de um curso de jardinagem. Consegui adquirir um conhecimento não só na parte da mão de obra, mas também no desenvolvimento das plantas. Nossos instrutores foram totalmente atenciosos e capacitados para nos ajudar a adquirir algo novo."

Fonte: Assessoria