Fazendas da Faculdade de Agronomia estão sob nova supervisão

Os professores Rogério Peres Soratto e Dirceu Maximino Fernandes são os novos supervisor e vice-supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Empossados no dia 15 de fevereiro, eles substituem os professores Roberto Lyra Villas-Bôas e Renata Cristina Batista Fonseca, que exerceram a função nos últimos quatro anos.

A estrutura das FEPE da FCA, envolvendo as fazendas Lageado, Edgárdia e São Manuel, é a maior dentre todas as unidades da área de agrárias da Unesp. “Além das áreas de produção, temos uma grande área de preservação e diferentes ecossistemas dentro das nossas fazendas”, diz o professor Soratto. “O objetivo é utilizar essa estrutura para dar as melhores condições para as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

O professor Soratto ressaltou a importância da gestão dos professores Lyra e Renata ? frente das FEPE, principalmente na regularização de pendências ambientais e melhoria da infraestrutura. Citou a pavimentação da área da sede da Supervisão, a reforma de vestiário e sanitários, a nova unidade de beneficiamento e armazenamento de cereais, a reforma do prédio da Supervisão das Fazendas e, especialmente, a construção de uma estrutura específica para o controle e descarte de defensivos agrícolas.

“Estamos em processo de credenciamento no Ministério da Agricultura para trabalhar com experimentos que envolvem defensivos ainda não registrados e organismos geneticamente modificados ainda em fase de avaliação e pesquisa. São atividades que exigem toda uma estrutura de controle e segurança para serem desenvolvidos. E essa parte já está pronta”, diz o supervisor.

Embora ainda restem alguns pontos para resolver quanto ? infraestrutura, tais como o término de um anfiteatro para cem pessoas no andar superior da sede da Supervisão, o enfoque maior da nova gestão deve ser no monitoramento de campo. “Nosso objetivo é georreferenciar toda a Fazenda para saber as coordenadas de cada experimento e construir um histórico do uso do campo”, explica Soratto.

O professor também lembra que a Supervisão das Fazendas é responsável pela área de parques e jardins da Fazenda Lageado. “O trabalho tem sido muito bem feito, o Lageado é muito bonito e bem cuidado e isso precisa ser continuado”.
O professor João Carlos Cury Saad, diretor da FCA, desejou sucesso aos novos supervisor e vice das FEPE. “Ambos vem de áreas muito representativas da Faculdade. Desejo que continuem o bom trabalho feito pelos professores Lyra e Renata e inovem com a experiência, os sonhos e as ideias que eles trarão”.

Fonte: Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf