Fazenda Lageado sedia Feira de Touros para a região

Foto – Divulgação

Objetivo da iniciativa é promover a transferência de genética superior dos planteis de bovinos para os rebanhos dos produtores da região de Botucatu

 

No próximo dia 26 de novembro, na Fazenda Experimental Lageado, das 8 às 17 horas, acontece uma feira de touros melhoradores, promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, e pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O objetivo da iniciativa é promover a transferência de genética superior dos planteis de bovinos para os rebanhos dos pequenos e médios produtores da região de Botucatu, através da aquisição de touros puros de origem (PO) com Registro Genealógico Definitivo (RGD), o certificado que atesta a condição de PO e o atendimento dos padrões da raça, tanto em características morfológicas, reprodutivas como em ganho de peso. Há estados brasileiros em que as feiras da Pró-Genética estão bastante consolidadas. Em São Paulo será o terceiro evento do tipo.

Durante a feira serão comercializados touros das raças zebuínas, com idade entre 18 e 42 meses, exame andrológico positivo (que atesta que o animal é fértil e está apto a ser bom reprodutor) e exames sanitários em dia. Será feita uma pré-seleção para que os animais possam participar do evento.

 “Os produtores negociarão livremente com os criadores que estarão lá para comercializar seus produtos. Agentes financiadores estarão presentes para facilitar o crédito para aquisição dos touros”, explica Eric Costa, gerente do escritório técnico regional da ABCZ, em Bauru, e supervisor do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) para São Paulo e sul do Brasil.

Para a professora Cyntia Ludovico Martins, do Departamento de Produção Animal da FMVZ, a realização do Seminário e da Feira no Lageado é importante também para os estudantes. “Os eventos permitem que nossos alunos tenham mais contato com os produtores rurais e a FMVZ, através dos grupos de estudo e empresas juniores, mostre o que ela pode oferecer para esse público. A parceria da Faculdade com a ABCZ, que é uma instituição importante e internacionalmente reconhecida, transforma esse espaço num verdadeiro laboratório didático”.

A realização do evento também conta com a parceria de Sindicato Rural de Botucatu, Nutrir Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes, Sebrae/SP, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Agência Paulista de Tecnologia para o Agronegócio (Apta), Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Leite São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.