Fanpage do Acontece Botucatu é primeiro lugar em acessos na cidade

 

face-acontece

Criada como ferramenta para divulgação das notícias do Portal Acontece Botucatu, a Fanpage do jornal no Facebook conta atualmente com quase 37 mil seguidores. Recentemente os diretores do Acontece Botucatu receberam uma informação importante, que não poderia passar em branco. A página do Acontece Botucatu no Facebook é 1º lugar em engajamento, seguida pela página do prefeito João Cury. Em terceiro está a página da Prefeitura de Botucatu.

site novo (Copy)A reportagem do Acontece Botucatu conversou com um especialista em marketing online e gestão de redes sociais para explicar um pouco mais o que isso representa. Kleiton Marcos é sócio proprietário da Agência Idea, que cuida de fanpages de mais de 30 empresas. “Esse número que o Acontece Botucatu tem de 37 mil seguidores espontâneos é bastante expressivo, porém, para o facebook, mais importante que isso é o resultado de engajamento que a página consegue. Isso significa que o Acontece Botucatu oferece conteúdo que chama o usuário do facebook para o portal do jornal”, disse o especialista.

“Para o facebook é interessante a frequência dos acessos e não o total de curtidas, até porque as curtidas podem ser fabricadas ou compradas e muita gente faz isso, dá para saber. É por isso que é medida a audiência pela frequência e tempo de permanência e pelo fato de clicar no link oferecido pela página. A partir daí tem a medida métrica, onde o Acontece Botucatu lidera com folga”, completou.

Ranking de engajamento das fanpages em Botucatu:

 
materia numeros acontece (2)1º Acontece Botucatu

2º João Cury

3º Prefeitura de Botucatu

4º Shopping Botucatu

5º Vila Blues Jukejoint

6º SC Corinthians Paulista

7º Danilo Gentili

8º Hotel Urbano

9º Skol

10º Vagalume

Google Analytics mostra números impressionantes

materia numeros acontece (1)Além de ter a fanpage de maior engajamento em Botucatu, com seguidores espontâneos, o Acontece Botucatu também se destaca pelo número de acessos em sua página. Segundo o Google Analytics, ferramenta que monitora o número de acessos e tempo de permanência no site, a média ultrapassou 1,5 milhão de acessos ao mês.

“Esses números só demonstram que estamos atingindo nosso objetivo, de criar conteúdo interessante aos nossos leitores. Buscamos informações na hora em que elas acontecem, mas ao mesmo tempo primamos pela qualidade da informação. Não adianta correr dar a notícia pela metade e nossos leitores perceberam isso”, disse Anderson França, diretor de publicidade do Acontece Botucatu.

Para André Godinho, diretor de redação do Acontece Botucatu, os números do site impressionam. “O facebook é uma ótima ferramenta para divulgar nosso conteúdo, mas não podemos esquecer dos números de acesso do portal. Segundo o Google Analytics, ferramenta que mede o número de audiência dos sites em todo o mundo, temos mais de 1,5 milhão de acessos ao mês, ou seja, uma marca muito forte”, disse Godinho.

Segundo Júnior Quinteiro, diretor de relações do Acontece Botucatu, o total de acesso se dá pela diversidade de editorias que o jornal oferece ao seu leitor. “O internauta hoje tem notícia de Polícia, Política, Esporte, Cultura, dentre tantos outros assuntos da cidade de Botucatu e região. Cada editoria tem seu público, não importa se é menor ou maior que o outro. O importante é sempre divulgar a cidade e a região e o Acontece Botucatu prima por isso. Esses números nos animam, até pelo fato de serem espontâneos, sem manipular números ou comprar curtidas que na verdade não existem”, explicou Quinteiro.

Tendência

Atualmente Botucatu tem 80 mil usuários de facebook por mês, sendo que 80% dos acessos são de dispositivos móveis. Nesse universo é válido destacar que a ampliação do alcance da internet e as facilidades das diversas plataformas, e não só o computador de mesa, democratizaram ainda mais o acesso ? informação.

Uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center mostra que, de certo modo, isto é verdade. Segundo o estudo, 62% dos adultos consomem notícias por meio das mídias sociais. O número é bem maior do que apontava o relatório de 2012, quando 49% dos adultos diziam acessar notícias no Facebook, Twitter e sites do tipo.

Brasileiros lideram

Os internautas brasileiros estão entre os maiores consumidores de notícias nas redes sociais no mundo. Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Reuters Institute for the Study of Journalism. Realizado com mais base em mais de 20 mil entrevistas em vários países do mundo, o levantamento Digital News Report apontou que 70% dos internautas brasileiros se atualizam sobre as notícias em ferramentas sociais, como o Facebook e o Twitter.

A pesquisa também aponta a aceleração do ritmo em que as plataformas de mídia social viram formas para o público acessar as notícias, além de um crescimento significativo no consumo de notícias em vídeo online.

Além do consumo de notícias exclusivamente em redes sociais, a pesquisa ainda revela que os brasileiros lideram o índice de compartilhamento de notícias por redes sociais/e-mail (47% dos usuários) e também são os que mais comentam o noticiário nas redes sociais (44%). A internet já é apontada como principal fonte de informações no Brasil, ao lado da televisão (44% usa a internet para se atualizar, enquanto 43% das pessoas que se informam via TV).