Ex-vereador Gamito está internado e família pede doação de sangue

Professor Gamito 2O ex-vereador Benedito José Gamito está internado no HC da FMB. Na manhã desta quarta-feira, 27, amigos e familiares pediam ajuda para que doações de sangue fossem feitas em seu nome no Hemocentro. Todas as doações são bem vindas e segundo familiares, o estoque é baixo neste momento.

Vereador por três mandatos, sendo o último de 2009 a 2012, Professor Gamito está internado para tratar de uma nefrite, doença inflamatória dos rins e por isso está passando por um tratamento desde o dia 18 de julho. Embora as doações sejam importantes para o Hemocentro, essa campanha é uma iniciativa da família de Gamito.

O Hemocentro do HCFMB funciona de segunda a sexta das 8h00 às 16h30 e aos sábados das 7h00 às 12h30. Em caso de dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu pelo número (14) 3811-6234, ramal 240.

Estoque do hemocentro precisa se manter estável

zemauro2O médico José Mauro Zanini, Coordenador do Hemocentro do HC, diz que campanhas pontuais são importantes, mas não são capazes de manter o estoque porque o sangue e plaquetas tem prazo de validade curto. Por isso a importância de uma doação contínua e agendada.

“Eles possuem um prazo de validade curtíssimo. O concentrado de glóbulo vermelho tem validade de 35 dias, depois venceu o prazo e você tem que desprezar. A plaqueta tem apenas 5 dias, mas para liberar a sorologia de doença de chagas, sífilis, hepatite B, hepatite C, HIV, HPV, HTL, tipagem sanguínea e anticorpos, demora mais ou menos dois dias. Então o concentrado de plaquetas para suprir os pacientes com leucemia ou câncer, são apenas três dias dela liberada e isso é muito pouco. Já o concentrado de hemácias tem validade de apenas 33 dias. Por isso pedimos para que as pessoas façam contato e programem as doações”, explicou José Mauro Zanini.