Enfermagem da Unesp promove mostra de seus formandos

O curso de graduação em Enfermagem, da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), promoveu, dia 7 de novembro, no Salão Nobre da instituição, a 4ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso. Foram apresentadas oralmente ? comunidade acadêmica e demais interessados, com apoio de pôsteres, 28 monografias desenvolvidas por alunos do último ano do curso. Alguns, inclusive, que receberam suporte financeiro de agências de fomento.

Esses trabalhos foram avaliados por bancas examinadoras compostas por enfermeiros que atuam nos serviços onde os graduandos realizaram seus estágios curriculares, como Hospital Estadual Bauru (HEB), Hospital das Clínicas da FMB (enfermarias e ambulatórios) e unidades da Estratégia Saúde da Família. Os alunos passaram 810 horas realizando atividades práticas nessas unidades e utilizaram parte do tempo para desenvolver suas pesquisas.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da FMB, professora Vera Tonete, os projetos desenvolvidos pelos estudantes foram importantes contribuições para a melhoria dos serviços com base nos quais foram elaborados. Em contrapartida, os dados coletados nesses locais se configuraram em ricos retratos da realidade, que rechearam as monografias.
Durante a mostra realizada nesta semana, a professora Wilza Carla Spiri, do Departamento de Enfermagem, ministrou uma palestra sobre as experiências vividas durante a realização de seu pós-doutorado no Canadá. A Mostra foi organizada pela professora Maria Virgínia Fadul Alves, responsável pela Disciplina de Estágio Supervisionado da FMB – vinculada ao Conselho do Curso de Graduação em Enfermagem.

{n}Sobre o curso{/n}

O curso tem duração mínima de 4 anos em período integral, sendo oferecidas 30 vagas anualmente ? partir de 1999. Existe a intenção de ampliação do número de vagas para 60, bem como de recursos físicos e humanos. Assim, estudos estão sendo realizados nesse sentido para posterior avaliação dos órgãos competentes.

No 1º ano o aluno cursa disciplinas de formação básica e pré-profissionalizantes ministradas através de aulas teóricas e práticas em laboratórios. À partir do 2º ano iniciam-se as disciplinas profissionalizantes, com atividades teóricas, teórico-práticas e práticas.

As atividades práticas são desenvolvidas em um diversificado cenário de ensino que inclui: Hospital das Clínicas e Ambulatórios da Faculdade de Medicina de Botucatu, Rede Básica de Saúde do Município de Botucatu e outros serviços com os quais a Faculdade de Medicina está conveniada. No decorrer da graduação, os alunos são incentivados a desenvolver projetos de iniciação científica, podendo usufruir de auxílios da CNPq, PIBIC, FAPESP e extensão, com possibilidade de auxílio da PROEX, além das monitorias e do Programa de Apoio ao Estudante (Bolsa PAE).

Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB