Efetivo da Guarda Civil Municipal chega a 65 agentes

Vivendo um período de reestruturação e reconhecimento pela sociedade botucatuense, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu deu mais um importante passo em seu planejamento de trabalho voltado ? segurança pública.

Há alguns dias foram convocados para compor o efetivo da GCM mais seis guardas concursados, completando assim o total de 65 agentes previstos em lei complementar de julho de 2008. Antes do início da atual gestão do Governo Municipal, a Guarda possuía apenas 32 componentes, isto é, menos de 50% do atual efetivo.

Para o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva, com esta complementação do quadro será possível melhorar o serviço prestado ? população. “Com este total de efetivo poderemos redistribuir melhor nossos trabalhos, como direcionar guardas aos Distritos de Rubião Júnior e Vitoriana, fortalecer o policiamento escolar, que é uma de nossas prioridades, proporcionar um policiamento mais extensivo nos corredores comerciais da cidade, além de atender o Terminal Rodoviário, que contará com um posto da GCM”, comenta o comandante, lembrando que a Guarda Municipal registra cerca de três mil atendimentos mês.

O secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos, ressalta que o efetivo atual é satisfatório para atender todas as ocorrências solicitadas e que isso apenas foi possível por conta da preocupação em minimizar os problemas de segurança pública em Botucatu.

“Ganhamos mais viaturas e cursos de qualificação internacional. O Poder Público também investiu em armas de fogo, em armas não letais (teaser) de condução elétrica, e na instalação de câmeras de longo alcance em três pontos da Cidade. Isso tudo têm ajudado e muito a atuação da nossa Guarda, que cada vez mais tem recebido demandas da comunidade. Por outro lado ela se encontra mais preparada para cumprir seu dever dentro de uma perspectiva que entendemos ser a ideal, que é a de atuar ao lado da população”, destaca.

Além dos investimentos em equipamentos e na área de pessoal, 2010 tem sido marcado pela excelência no trabalho e respeito que a Guarda Municipal tem adquirido regionalmente. No último dia 30 de julho, a GCM de Botucatu formou 22 guardas de São Manuel e outros cinco de Pratânia em um curso inédito com intuito de padronizar a prestação de serviços na área de segurança pública nos municípios da região.

Fotos: arquivo Acontece