Duratex lança programa de inclusão de deficientes no trabalho

A Duratex lançou o Programa Paratodos, voltado ? inclusão de Pessoas Com Deficiência, que atua em três frentes: recrutamento, desenvolvimento e inclusão dos PCDs. A empresa possui mais de 280 profissionais com deficiência em seu quadro e trabalha para contratar novos talentos. Além da capacitação dos gestores, a empresa mapeou um grupo de facilitadores internos que darão suporte ? área de Recursos Humanos na condução do programa.

“O Paratodos é mais que cumprir as cotas exigidas por lei: é fazer inclusão com consciência. Nossa proposta é garantir a inclusão e promover o desenvolvimento do profissional e sua retenção na empresa”, explica Mônica Ramos Pinto, diretora executiva de Recursos Humanos da Duratex.

A Duratex conta atualmente com 66 facilitadores, que atuam nas unidades fabris, florestais e administrativa. A missão desse grupo é identificar oportunidades de inserção das pessoas com deficiência na empresa e divulgar o programa. Para esse trabalho, eles receberam um kit de comunicação composto por cartazes, cartão e informações para o recrutamento dos profissionais.

Dessa forma, o colaborador divulga o programa em outros espaços de convivência social, como clubes, igrejas ou associações. Também cabe aos facilitadores acompanhar e, quando necessário, dar suporte ? integração dos profissionais contratados. Os interessados obtêm informações no site da Duratex, o www.duratex.com, no Vagas.com e também na rede social Linkedin.

{n}Exemplo de sucesso{/n}

Diante desse contexto, a Unidade de Negócios Florestal, em Lençóis Paulista, que abriga o viveiro de mudas da Duratex, é um exemplo bem-sucedido de inclusão social. A unidade conta com 25 PCDs, sendo 24 no viveiro e 01 no administrativo. Em Lençóis, o programa foi iniciado em 2008 e atendia pelo nome de Programa de Inclusão Profissional.

Pioneiro na empresa, incluiu pessoas com deficiência intelectual e, para sua execução, contou com a parceria da APAE (Associação dos pais e amigos dos excepcionais) e da ADEFILP (Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista). Foi então que levaram ? unidade uma equipe multidisciplinar de apoiadores psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais – que auxiliou no trabalho de integração dos PCDs.

Para Jurandir José Rodrigues, chefe da área de produção de mudas, a interação do colaborador com os profissionais com deficiência é uma experiência interpessoal muito enriquecedora e, sem dúvida alguma., a presença destes profissionais humaniza o ambiente de trabalho. “As pessoas que convivem com as Pessoas com Deficiência acabam tendo uma percepção diferente, passam a encarar o mundo de outra forma e enxergar os problemas até de outra maneira”, diz ele.

{n}Sobre a Duratex{/n}

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, com controle compartilhado pelo conglomerado Itaúsa – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos. Maior produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, é líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Deca e Hydra.

A empresa tem sede em São Paulo e conta com cerca de 10,5 mil colaboradores, que atuam em 14 unidades industriais estrategicamente localizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, e na Argentina. A empresa adquiriu também importante participação na Tablemac, maior empresa do setor de painéis da Colômbia. A Duratex possui 230 mil hectares com florestas cultivadas e áreas de conservação nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.