Duratex completa 20 anos de certificado internacional

A Duratex, mais uma vez, conquista a recertificação FSC. A sigla de FSC –  Forestry Stewardship Council, em português significa Conselho de Manejo Florestal. Com isso, a empresa reafirma seu compromisso com a prática de Manejo Florestal economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente benéfico. A companhia foi a primeira da América do Sul e a décima do mundo a alcançar esse reconhecimento, em 1995, e tem se mantido dentro dos parâmetros exigidos pelo selo, renovando periodicamente a certificação a cada ano.

Durante a auditoria realizada em 2015, simultaneamente nas unidades florestais de São Paulo e Minas Gerais, a empresa apresentou processos, avanços tecnológicos e resultados em suas práticas de Manejo Florestal, garantindo assim a conquista da recertificação por um novo período de cinco anos, ao longo do qual ocorrerão as auditorias anuais de manutenção.

Todas as áreas e equipes estiveram envolvidas neste processo de recertificação. Fez parte da auditoria a consulta da certificadora a partes interessadas, o que envolveu pessoas da comunidade nas quais a empresa está inserida, autoridades, academia, ONG (Organizações não governamentais) em um processo que teve duração de 45 dias e é requisito mandatório do FSC.

“A responsabilidade com o bom manejo florestal está presente no dia a dia da empresa desde a sua criação, o que visa a perenidade do nosso negócio. Entendemos este selo como consequência dos processos internos de produção de matéria-prima para o abastecimento das nossas fábricas de painéis e pisos. Mais que isso, a recertificação é o reconhecimento do trabalho cuidadoso que é realizado por nossas equipes”, esclarece Jose Ricardo Ferraz (foto), Diretor Florestal da Duratex.

A gestão eficiente de recursos naturais e a melhoria contínua dos processos representam o compromisso da Duratex com a conservação do meio ambiente e a responsabilidade social. Para tanto, a empresa possui uma políticas rigorosas de minimização dos impactos socioambientais, o que é um diferencial estratégico para a Duratex.

Proteção ao solo, água e ar, conservação da biodiversidade, atenção e respeito às comunidades, zelo com os colaboradores integram as boas práticas da empresa. Progressos nesses campos, ao longo de 20 anos, tem permitido à Duratex abastecer suas Unidades Industriais e fornecer ao mercado produtos de madeira com o selo FSC.

“A Duratex também possui certificações como ISSO 14001 e ISSO 9001 nas suas unidades industriais, além de ser um dos membros fundadores do Green Building Council (GBC Brasil) e integrar o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o DJSI. Nenhuma destas certificações e reconhecimentos seriam possíveis sem o trabalho de nossa equipe, dedicada à formação de uma floresta produtiva, manejada com respeito ao meio ambiente e responsabilidade social”, finaliza Ferraz.