Docente do Senac dá dicas para moldurar o rosto

A sobrancelha é a moldura do rosto, por isso é preciso ter cuidado na hora de retirar os pelinhos para não ficar com um visual indesejado. Segundo Joyce Caroline dos Santos Firmino, docente da área de beleza do Senac Botucatu, o formato correto pode melhorar a aparência de uma pessoa, destacando e equilibrando os traços da face.

“A sobrancelha é um detalhe muito importante, que pode mudar completamente o visual de um rosto, tanto feminino quanto masculino. Se elas são grossas e cheias será preciso aparar. Se são pequenas e finas, é necessário preenchimento com um lápis ou até mesmo a hena”, explica.

Nos anos 60 e 70, a moda era ter sobrancelhas bem finas. As mulheres costumavam depilar todos os pelos e passar um lápis no local. Já nos últimos 20 anos, a tendência é manter um formato mais natural.

“Independente da moda, o que deve ser levado em consideração é a harmonização por meio das medidas, formato do rosto e estilo da cliente. Esse estudo é feito pelos profissionais de designer de sobrancelhas, que calculam o tamanho e espessura ideais antes de começar a retirada dos fios”, conta.

{n}O processo:{/n}

– Marque o começo de sua sobrancelha. Para isso, imagine uma linha em ângulo reto que vai do canto do nariz ? sobrancelha. Use um lápis de olho para medir e faça um pontinho para marcar.

– Arqueie na medida. Ache o ponto em que a sobrancelha fica mais altinha. Agora o lápis deve sair do meio da ponta do nariz e passar pelo centro do olho (como se fosse para a diagonal). “A dica é tirar os fios em excesso e nada de subir muito o olhar”, ressalta a docente.

– Veja onde sua sobrancelha termina. Para isso, o lápis deve sair da lateral do nariz e alcançar o canto externo do olho. Faça uma marquinha.

– Comece a tirar o excesso de pelos, respeitando as marcas do lápis.

{n}Cursos na área{/n}

Para os interessados em aprender a retirar corretamente as sobrancelhas, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Design de Sobrancelhas com Retirada de Pelos com Pinça e Correção com Hena. As aulas começam no dia 11 de março, das 16h15 ? s 19h15. Inscrições e outras informações no site www.sp.senac.br/botucatu ou pelo telefone 3112-1150.

A programação, com duração de 18 horas, ensina a desenhar sobrancelhas através da retirada de pelos com o método da pinça e sua correção com hena e lápis, identificando o modelo mais adequado a cada formato de rosto, considerando características pessoais, estilos e tendências, visando valorizar a beleza facial com biossegurança.