Diretor do Cevap preside encontro internacional

O diretor do Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap), de Botucatu professor Rui Seabra Ferreira Júnior, presidiu o I Encontro Internacional Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos, inciado na manhã do dia 3 de setembro, no Salão Orizzonte do Hotel Mercure, em Niterói e será encerrado nessa sexta-feira (6).

A apresentação foi da jornalista Valéria Monteiro, primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional, da Rede Globo, que atuou como Mestre de Cerimônia do encontro que reuniu diversos representantes de instituições especializadas nesta temática, além de familiares do pesquisador Vital Brazil Mineiro da Campanha, um dos benfeitores da humanidade, cuja obra foi uma das principais fontes de inspiração para a realização do evento.

Durante seu pronunciamento, Rui Seabra informou que é natural de Botucatu, cidade onde Vital Brazil iniciou os estudos sobre Animais Peçonhetos e informou estar honrado em presidir o encontro, que assume um caráter internacional a partir deste ano. “Objetivo é estimular constantemente o encontro e o debate entre pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, representantes das políticas públicas e estudantes em torno de diferentes temas ligados direta ou indiretamente aos acidentes com animais peçonhentos é prioridade da missão das entidades envolvidas na promoção deste evento”, disse.

Na mesa de abertura estiveram presentes o presidente do Encontro, Rui Seabra; a coordenadora da Rede Vital para o Brasil (RVB) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rejâne Lira; o representante do Centro de Pesquisa e Produção de Imunobiológicos, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, João Carlos Minozzo; o secretário de Saúde do município de Niterói, Chico D’Ângelo; a Subsecretária de Atenção a Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Mônica Almeida; o presidente do Instituto Vital Brazil (IVB), Antônio Joaquim Wenerck de Castro; o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Augusto Monteiro Guimarães; a representante do presidente do Instituto Butantan, Fan Hui; além do representante da família Vital Brazil, Eglon Vital Brazil.

Para Rejâne Lira, fazer parte da organização do I Encontro Internacional da Rede Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhetos constitui-se como uma grande realização pessoal e profissional. Ela lembrou que possui profunda admiração pela família Vital Brazil, tendo, inclusive, sido orientada por Tania Brazil, neta do renomado cientista. “Ao longo do meu trabalho, pude acompanhar de perto as pessoas que foram acometidas por estes acidentes. Sabemos que há necessidade de informar a população sobre os riscos e tratamentos e também chamar atenção do poder público para a questão”, afirmou.

Já o presidente do IVB, Antônio Werneck, ressaltou o bom relacionamento que a instituição possui com os Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia & Inovação e parabenizou os presentes pelo Dia do Biólogo. Além disto, lembrou a todos que a parceria com a Casa de Vital Brazil impulsionou a criação da Rede Vital para o Brasil, em 2010. Isto foi fundamental para retomar as agendas de pesquisadores e instituições em torno do tema.