Diácono anglicano de Botucatu é ordenado reverendo

Fotos: Luiz Fernando

 

Em clima de muita emoção, o diácono da igreja anglicana de Botucatu, João Ricardo Marcello, foi ordenado reverendo em cerimonial realizado na Catedral Anglicana de São Paulo, que tem como maior líder o reverendo Aldo Quintão.  A ordenação foi feita pelos bispos anglicanos Roger Douglas Bird e Glauco Soares de Lima. Além de Marcello também foi ordenado no mesmo cerimonial Juliano Bernardino de Godoy, de Rio Claro.

O agora reverendo de Botucatu destacou que foi uma das maiores emoções de sua vida. “Foi difícil segurar a emoção por ter recebido essa graça. Minha responsabilidade agora aumenta ainda mais, porque faço parte do clero anglicano que muito me orgulha”, disse o reverendo, que inaugurou a Igreja Anglicana de Botucatu na Rua Curuzu, nº 1578, região central da Cidade.

Como reverendo poderá realizar cerimoniais como o do casamento e batizado, seguindo rituais semelhantes aos da igreja católica. A diferença é que além de pessoas solteiras, o casamento pode ser feito entre pessoas divorciadas (um ou ambos), desde que tenham concluído o processo de divórcio, cumprindo as exigências legais e da igreja. Para ambos os casos existe um acompanhamento pastoral com o ministro, para se montar o processo matrimonial.

“O matrimônio cristão é um ato solene e público entre um homem e uma mulher na presença de Deus. Na (igreja) anglicana exige-se que, pelo menos, um deles seja batizado; que não menos de duas pessoas sirvam de testemunhas à cerimônia; e que o casamento esteja de acordo com os cânones da igreja e com as leis do país. A cerimônia religiosa apenas irá coroar os desejos e intenções do casal”, frisa Marcello.

Ele adianta que irá incentivar a comunidade a fazer as celebrações em casas, sítios, clubes ou empresas e colocar em prática o projeto de inaugurar a creche anglicana de Botucatu, que foi acertada numa reunião entre o prefeito João Cury e o reverendo Aldo Quintão. “O Instituto Anglicano se preocupa muito com o lado social e toda a documentação para que o convênio seja celebrado para a creche foi enviado ao prefeito pelo Fernando Cury que esteve visitando o reverendo Aldo (Quintão) em São Paulo”, colocou João Ricardo.

Ele frisa que mesmo sendo ordenado reverendo ele não recebe salário da igreja anglicana. “Vivo com o salário do meu emprego como funcionários público e o que é arrecadado na igreja é revertido à própria comunidade. Minha vocação é uma entrega e a maneira de agradecer a Deus por tudo que ele tem feito na minha vida”, frisou. “Estamos iniciando um trabalho em Botucatu  e todos são bem-vindos na Igreja Anglicana, pois todos têm o direito de estar com Deus e de ser feliz”, complementou.