Dia de Finados: limpeza de túmulos deve ser feita até domingo

A administração do Cemitério Portal das Cruzes, que fica na Rua Carlino de Oliveira – Centro, informa que os familiares que desejam fazer limpeza, lavagens, pinturas e reformas em túmulos para o Dia de Finados (2 de novembro), têm até o próximo domingo (31 de outubro) para realizar os serviços. De acordo com o administrador, Décio de Campos, não será permitido qualquer serviço, acima mencionado, nos dias 1º e 2 de novembro (próximas segunda e terça-feira).

Ele destaca que durante toda esta semana, a equipe de varrição da Prefeitura de Botucatu estará fazendo mutirões para manter limpas as vias do cemitério Portal. Cita, ainda, que também está sendo muito acentuada a presença de pessoas que estão realizando o serviço de limpeza nos jazigos.

“Pedimos que os familiares e amigos, que farão visitas aos túmulos no dia 2, que dêem preferência por flores não naturais, uma vez que além da durabilidade não precisam ser regadas, o que afasta as chances de proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti)”, recomenda Campos.

Luiz Antonio Delego, administrador do Cemitério Jardim, na Estrada Municipal José Ítalo Bacchi, s/nº, orienta ainda os visitantes a não levarem jardineiras ou objetos para serem deixados sobre os jazigos, conforme estabelece a Lei Municipal complementar nº134, de 30 de novembro de 1995.

“Sobre as sepulturas somente será permitida a colocação de plantas e ou flores naturais em arranjos acondicionados em vasos descartáveis, sendo estas retiradas, conjuntamente com os vasos, após o murchamento”, alertou delego. Uma equipe da Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) também efetuou pinturas de solo nas proximidades do referido cemitério.

Tanto no Portal das Cruzes quanto no Jardim são esperados mais de 5 mil pessoas no Dia de Finados. A visitação no cemitério Portal é permitida das 6 ? s 18 horas e no cemitério Jardim, das 6h30 ? s 18 horas.

Fotos: Valéria Cuter