Defesa Civil se prepara para período de estiagem

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Botucatu participou das oficinas preparatórias para “Operação Estiagem” promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-SP) nas dez regiões administrativas do Estado mais afetadas com os problemas da época. O encontro foi realizado na Cidade de Sorocaba no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Com duração de dois dias, as oficinas buscam a especialização dos integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e voluntários atuantes nas cidades da região, por meio de palestras sobre o Sistema de Proteção e Defesa Civil; Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais; “Operação Corta Fogo” e outros assuntos relacionados, encerrando com atividades práticas e capacitação de brigadistas.

Como os sistemas de prevenção dependem de diversos segmentos, as palestras foram ministradas por integrantes da Operação Corta Fogo no Estado de São Paulo e os técnicos da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde.

Nas atividades, o Município de Botucatu foi representado pelo coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, e os representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Clóvis de Almeida Martins, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal (GCM).

Paulo Renato da Silva explica que a participação das instituições do Município nas oficinas é muito importante, pois elas integram as atividades da Defesa Civil neste período de estiagem na prevenção, fiscalização e atendimento de ocorrências que envolvem focos de incêndios tanto na área urbana como rural.

“As oficinas além de proporcionarem mais conhecimento nesta área tão importante de ação da Defesa Civil também forneceram aos municípios participantes equipamentos de atuação no combate a pequenos focos de incêndio”, informou Paulo Renato.