Cursos profissionalizantes têm inscrições prorrogadas até sexta (26)

CARRETA DO PROGRAMA VIA RÁPIDA - CURSO DE PANIFICAÇÃO - FOTO DIVULGAÇÃO SDECTI (Custom)A Prefeitura de Botucatu, através da Universidade do Trabalhador e do Empreendedor (UNITE), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Maratona da Qualificação do programa Via Rápida, estão prorrogando as inscrições gratuitas para novos cursos profissionalizantes no Município. As inscrições agora poderão ser realizadas até a próxima sexta (26).

Em Botucatu serão disponibilizados os seguintes cursos: Corte e Costura [três turmas de 20 alunos]; Panificação [três turmas de 15 alunos]; Manipulador de Carnes [três turmas de 15 alunos]; Assistente de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure [uma turma de 20 alunos]; Manicure e Pedicure [uma turma de 20 alunos]; e Maquiagem [uma turma de 20 alunos]. Assim poderão ser qualificadas até 210 pessoas.

CARRETA DO PROGRAMA VIA RÁPIDA - CURSO DE CORTE E COSTURA - FOTO DIVULGAÇÃO SDECTI (Custom)Os cursos têm início previsto para o dia 29 deste mesmo mês, com duração de 20 dias. Eles serão realizados dentro de unidades móveis (carretas) totalmente estruturadas, com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador. Para efetivar a participação, o interessado deve procurar o polo I da UNITE [Praça Dom Luíz Maria de Santana, 219 – Centro / Casa das Meninas] ou acessar diretamente o site do Via Rápida [www.viarapida.sp.gov.br]. É exigida alfabetização e idade de 16 a 59 anos.

Vale ressaltar que os cursos do Via Rápida são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais.

Sobre qualificação profissional em Botucatu

CARRETA DO PROGRAMA VIA RÁPIDA - FOTO DIVULGAÇÃO SDECTIA Prefeitura de Botucatu, sob a gestão do prefeito João Cury Neto, tem adotado desde 2009 uma política específica na área do trabalho e renda e que estão reunidas dentro do programa Todos pelo Emprego.

Uma das ações é justamente o investimento em qualificação da mão de obra. Em quase oito anos, o Poder Público Municipal já aplicou cerca de R$ 1 milhão em cursos de qualificação, beneficiando mais de 5 mil pessoas em diferentes áreas de atuação como indústria, construção civil, comércio e serviços.

Um dos principais braços desta grande “rede do bem pró-emprego” tem sido a UNITE, hoje vinculada à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em dezembro de 2011, CARRETA DO PROGRAMA VIA RÁPIDA - CURSO DE MANIPULADOR DE CARNES - FOTO DIVULGAÇÃO SDECTI (Custom)ela oferece cursos de qualificação profissional, totalmente gratuitos, de acordo com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho do Município.

Os cursos ofertados pela Prefeitura de Botucatu buscam atender, principalmente, pessoas que estejam desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNITE também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

 

Mais informações

Universidade do Trabalhador e do Empreendedor

E-mail unit@botucatu.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com /UNIT-Universidade-do-Trabalhador

Tel.: (14) 3814-7346