Cursos da FMB foram bem avaliados pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, dia 18 de dezembro, o resultado de indicadores de qualidade da educação superior. Os cursos de Medicina (notas 5 e 4) e Enfermagem (notas 4 e 4) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foram classificados entre os melhores do Brasil. Os cursos foram avaliados pelos conceitos (Conceito Enade e CPC – Conceito Preliminar de Curso). 

O Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013 estão publicados na edição de 19/12 no Diário Oficial da União. O CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente.

O IGC é um indicador de qualidade, que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente e considera, por exemplo, a média dos últimos CPCs dos cursos avaliados. A Unesp obteve o Conceito 4. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

Para que os conceitos se consolidem, comissões de avaliadores farão visitas para confirmar ou alterar o conceito obtido. Cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos podem optar por não receber a visita e transformar o CPC em conceito permanente.

O Conceito Enade avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame. É divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade.

Os outros cursos da Unesp avaliados, as respectivas unidades e conceitos (Conceito Enade e CPC – Conceito Preliminar de Curso) são:


Agronomia – Botucatu (4 e 4); Ilha Solteira (4 e 4); Jaboticabal (4 e 4); e Registro (4 e 4)

Ciências Biomédicas (Botucatu (3 e 3)

Farmácia – Araraquara (4 e 4)

Fisioterapia – Marília (4 e 4)

Fonoaudiologia – Marília (3 e 4)
 

Da Assessoria