Curso pode encurtar caminho ao mercado de trabalho

A capacitação é pré-requisito para garantir um emprego. As empresas estão cada vez mais seletivas e buscam pessoas especializadas para atender ? s necessidades do mercado de trabalho. Os cursos técnicos podem ser um atalho para conquistar esse espaço profissional. Isso porque, de acordo com pesquisa produzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) o Brasil precisará de 7,2 milhões de trabalhadores de nível técnico e média qualificação para ocupar vagas na indústria até 2015, em 177 tipos de ocupações diferentes.

Com duração entre 800 e 1.800 horas, os cursos técnicos são focados em conhecimentos teóricos, experiências práticas, empreendedorismo, trabalho em equipe e ética.
Segundo Diogo Teixeira (foto), gerente do Senac Botucatu, a programação está em sintonia com as exigências corporativas. “Por ter uma formação direcionada, os técnicos são bastante valorizados e procurados por diversos segmentos de atuação”, afirma.

Em Botucatu, Teixeira acredita que as áreas com mais oportunidades são para os técnicos na área de saúde e bem-estar, segurança do trabalho, farmácia e administração e negócios. “Percebemos o aquecimento desses mercados. Na área de farmácia, por exemplo, podemos observar a vinda de redes grandes para a cidade. Em estética, também temos uma procura forte pelo curso, pois, além de Botucatu possuir vários salões, há possibilidade de se abrir o próprio negócio”, avalia.

De olho nesse mercado, Raíssa Mariana Rossetto, de 24 anos, decidiu fazer o curso Técnico em Recursos Humanos do Senac Botucatu. Ela já tinha se formado em administração, mas resolveu se especializar na área. “Eu queria trabalhar com RH, mas precisava de noções de departamento pessoal. O curso supriu minhas necessidades. Como já tinha feito uma graduação, senti a diferença. Vi que o técnico é muito mais focado no mercado”, afirma.

Ela começou o curso em setembro de 2012. Cerca de quatro meses depois, foi efetivada em uma empresa de construção civil. Após se formar, em novembro de 2013, ela conseguiu o cargo que almejava como assistente de departamento pessoal. “O mercado está acessível para pessoas com formação e atualizadas. Por isso é preciso sempre estar estudando para conquistar boas oportunidades”, acredita Raíssa.

Para oferecer mão de obra técnica qualificada, em 2014, o Senac Botucatu oferece 70 vagas para os cursos Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Estética e Técnico em Massoterapia. Todos os cursos técnicos possuem vagas contempladas pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo para atender pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais, entre outros requisitos. As inscrições podem ser realizadas no site www.sp.senac.br/botucatu. Mais informações pelo (14) 3112-1150.